PUBLICIDADE

Um excelente negócio chamado turismo

Imagem ilustrativa da imagem Um excelente negócio chamado turismo

A região dos Campos Gerais pode, se assim desejar, transformar-se num dos grandes polos turísticos do Brasil. As estruturas disponíveis para o lazer dos visitantes e da população se multiplicam. Em Ponta Grossa, inúmeros locais oferecem oportunidades de banhos, trilhas, camping, entre outras atrações. O Parque Lacustre em Castro é propício para o entretenimento, com pista para caminhadas, parque infantil e bancos para descanso, além de quadras poliesportivas. Em Jaguariaíva, o Parque Linear do Rio Capivari é uma área ambiental dotada de ciclovia, playgrounds, lago artificial, lanchonete, mirante, quiosques e bosque.

Na semana passada, o Ministério do Turismo atualizou na quinta-feira (8) a categorização dos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro e duas cidades da região ganharam posições. Jaguariaíva e Palmeira avançaram da categoria D para a C justamente porque o número de empreendimentos e empregos do setor aumentaram expressivamente nos últimos anos.

Os números são animadores e merecem ser analisados atenciosamente pelos gestores públicos. A região do Campos Gerais teve um incremento de 23% no número de empreendimentos turísticos, chegando a 1.068 empresas em 2016, as quais empregam em média 7,2 pessoas, totalizando 7,659 trabalhadores formais no setor, caracterizando um aumento em 40% em empregos entre os anos de 2012 a 2016. Somente as atividades de alojamento - características por atenderem exclusivamente turistas - apresentaram um incremento de 28%, passando de 98 para 125 empreendimentos formais nos quatro anos analisados.

Jaguariaíva e Palmeira registraram, respectivamente, alta de 43% e de 15% no número de empreendimentos turísticos. Ambos apresentaram elevação de 9% no número de empregos no setor. Jaguariaíva se destacou no aumento do número de empreendimentos de meio de hospedagem, passando de 8 para 12 estabelecimentos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE