PUBLICIDADE

A educação em tempo integral

Imagem ilustrativa da imagem A educação em tempo integral

A ampliação da oferta da educação em tempo integral possibilita ao aluno permanecer mais tempo na escola, permitindo a ele um interessante processo de ensino e aprendizagem além do desenvolvimento pleno em diferentes áreas do conhecimento. Em tempos difíceis, com a inevitável violência dentro de casa e nas ruas, a escola ainda é o ambiente mais seguro para a criança e adolescente. 

Uma política pública eficiente e moderna. É com esta expectativa que a rede estadual de ensino decidiu ampliar, neste ano, a oferta da Educação em Tempo Integral (ETI) no ensino médio. Dessa forma, além da 1ª série, agora os alunos do 2° ano também terão e educação em turno único e, em 2019, a rede estadual contemplará os estudantes da 3ª série. 

É certo que a educação em tempo integral no ensino médio tem como expectativa ampliar e repensar a prática pedagógica, redesenhando o papel da instituição de ensino, expandindo as oportunidades de aprendizagem e reconhecendo as identidades culturais, interesses, valores, anseios e aspirações desses alunos.

Especialistas observam algumas vantagens com o ensino integral. Para os alunos, proporciona-se uma gama maior de atividades. Por outro lado, ganham os pais porque sabem que os filhos estão recebendo uma educação de qualidade e, também, a escola porque está mais próxima da comunidade.

Mudanças são sempre importantes desde que haja avanços. Na área de ensino, é preciso fazer uma transformação que coloque o turno e o contraturno em um mesmo projeto pedagógico. Neste aspecto, a educação integral pode sim ser o caminho para a melhoria do ensino.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE