PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Chuvas impõem desafios

Assim como centenas de outros municípios, Ponta Grossa é castigada pelas chuvas e os problemas à população crescem em proporções mais rápidas. Na periferia, por exemplo, as ruas não pavimentadas estão intransitáveis, representando risco à trafegabilidade de veículos e incômodos aos moradores. Os alagamentos são constantes, acarretando grandes prejuízos.

Mas esta situação não é diferente nos bairros mais estruturados. A chuva intermitente – são mais de 27 dias seguidos de instabilidade – está deteriorando o pavimento e ruas asfaltadas acumulam buracos e até crateras. Por maior que seja o esforço da Prefeitura, ações de recuperação de pavimento se mostram lentas e ineficazes.

Este período de chuvas traz um problema adicional para a população. O descarte inadequado do lixo é um dos fatores para o entupimento de bueiros. Além disso, provoca a redução da vazão de córregos e rios. Por outro lado, o lixo acaba contaminando a água e o solo, aumentando os riscos para a saúde da população.

A participação da população é cada vez mais necessária. Todo papel ou garrafa jogada na rua contribui para entupir os bueiros, dificultando a drenagem. O certo é que o pouco eficiente sistema de drenagem fica comprometido pela displicência da população ao dispor o lixo inadequadamente.

Especialistas comentam que o descarte irregular do lixo pode provocar problemas para as próprias pessoas que adotam essa postura. A contaminação acaba afetando os moradores que não fazem o descarte adequado de forma correta, trazendo prejuízos à saúde de todos.

Ao mesmo tempo que a população deve ser mais consciente, o investimento na infraestrutura urbana é importante para minimizar os problemas da população em períodos de chuvas. Asfaltar ruas e construir galerias pluviais são duas medidas importantes para evitar alagamentos. Além disso, este investimento melhora a qualidade de vida das pessoas e valoriza os imóveis.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE