PUBLICIDADE

Descentralização da segurança

Imagem ilustrativa da imagem Descentralização da segurança

O crescimento criminal em Ponta Grossa sugere uma reavaliação das políticas de segurança pública, para o Município. É importante a realização de ações conjuntas nas regiões onde efetivamente a ação banditiva é mais incisiva. De igual forma, a descentralização da força de segurança, levando as unidades policiais para os bairros, levaria mais tranquilidade à população e proporcionaria um atendimento mais rápido à ocorrência.

Há duas décadas, aproximadamente, a Polícia Civil mantinha unidades nos bairros. Os distritos policiais, muito embora funcionassem apenas em horário comercial, eram referências aos moradores. Havia DP em Uvaranas, Nova Rússia, Vilela, Jardim Sabará. Com o tempo, essas estruturas se fixaram apenas na região central. A PM também contava os módulos policiais, ampliando a segurança.

Para as autoridades do setor, este tipo de modelo de segurança pública não seria ideal para o atual momento, justificando a falta de efetivo e de equipamentos. No entanto, é preciso levar em consideração o crescimento em população e em extensão territorial do Município. A polícia precisa estar nesses novos bairros e núcleos habitacionais.

Segundo relatório da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), divulgados na tarde desta quinta-feira (18), foram registradas 34.620 ocorrências em toda a cidade no último ano. Os crimes contra a pessoa e o patrimônio cresceram 5% em Ponta Grossa no último ano.

Os registros são relativos a ameaça, lesão corporal, crimes contra a dignidade sexual, furtos, roubos e crimes contra a administração pública. O crescimento mais expressivo foi apontado nos crimes contra a pessoa, que foram de 14.642 ocorrências em 2016 para 15.908 no último ano - um aumento de 8,6%. 

Em relação aos furtos e roubos, os dados gerais apresentaram uma variação menor, de 2,2%. Foram 18.310 em 2016 e, em 2017, 18.712. O aumento se deve aos casos de furtos, que subiram 5,2%, com 10.137 ocorrências registradas pela Sesp. Nos roubos, houve uma queda de 13,8% e o ano fechou com 3.527 casos. 

Estes números estão sendo divulgados hoje pelo Jornal da Manhã e podem embasar as atividades policiais para este ano. Polícia na rua significa cidade segura.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE