PUBLICIDADE

PG é a 3ª cidade mais competitiva do país em ambiente de negócios

Entre os tópicos avaliados, a cidade se destacou como a número 1 do Brasil em local para empreender. Estudo é do Ministério da Economia

Tônia Mansani, presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, reforça que estudo do Governo Federal leva em conta dados técnicos
Tônia Mansani, presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, reforça que estudo do Governo Federal leva em conta dados técnicos -

Mais um indicador de relevância nacional evidencia Ponta Grossa como uma das cidades mais prósperas do Brasil e uma das melhores do país para se investir. O relatório ‘Índice de Concorrência dos Municípios (ICM)’, publicado em dezembro de 2022 pela Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Economia, pelo Governo Federal, coloca Ponta Grossa na terceira colocação nacional na pontuação geral do índice, atrás apenas de duas capitais: Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG). O ICM abordou os 119 principais municípios brasileiros, onde foram avaliadas nove áreas: empreendedorismo, infraestrutura, construção civil, qualidade da regulação urbanística, liberdade econômica, concorrência em serviços públicos, segurança jurídica, contratos com o poder público e tributação.

No tópico ‘Empreendendo no Município’, o estudo detalha avaliar “exatamente a abertura e o tratamento econômico dos estabelecimentos”. E justamente nesse Ponta Grossa se destacou na primeira colocação do país, com uma pontuação de 92,39 dos 100 possíveis, bastante acima da média nacional, de 50,64 pontos. O detalhe é que nenhum outro município do país teve nota acima de 80 – a segunda melhor colocada no país foi Brasília (DF), com nota de 79,40.

Esse protagonismo nacional, avalia a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, é fruto de um sério trabalho desenvolvido nos últimos anos para desenvolver a inovação e desburocratizar. “Temos trabalhado arduamente na gestão para que Ponta Grossa se desenvolva de forma inovadora, mas acima de tudo sustentável e inclusiva. A política pública de melhoria de ambientes de negócio já começa a dar seus primeiros resultados. Ficar em primeiro lugar em âmbito nacional vem corroborar que o Vale dos Trilhos é um ambiente propício e fértil para negócios inovadores. A criação da Agência de Inovação, trouxe essa importante agenda para o governo - um grande presente para os 200 anos de nossa cidade”, revelou.

Na avaliação da infraestrutura, o estudo também mostra Ponta Grossa em posição de destaque nacional, aparecendo na sétima colocação nacional, com nota de 67,93, sendo a segunda melhor do Paraná, atrás apenas de São José dos Pinhais. Os líderes nacionais foram duas capitais do Sul: Porto Alegre (76,46) e Florianópolis (74,04). A média nacional foi de 51,87. No âmbito da Construção, Ponta Grossa aparece entre as 40 melhores, com uma nota de ‘40’, também acima da média nacional, na casa de 33,9.

Em relação à ‘Qualidade da Regulação Urbanística’, Ponta Grossa também foi a 3ª colocada em âmbito geral, com nota 72,75, atrás apenas de Piracicaba e Curitiba que ocuparam o 1º e 2º lugar. Em ‘Liberdade Econômica’, Ponta Grossa foi 8ª nacional e ocupa o 4º lugar na Região Sul, atrás de Curitiba, Florianópolis e São José dos Pinhais; ao passo que em ‘Concorrência em Serviços Públicos’, Ponta Grossa se destaca em 1º lugar na Região Sul e na 12ª colocação nacional.  No capítulo ‘Contratando com o Poder Público’, Ponta Grossa aparece no 8º lugar no Sul; em ‘Tributação’ é 7ª no Sul do país, com a mesma pontuação de Curitiba e de Londrina; enquanto que em ‘Segurança Jurídica’ também aparece com nota acima da média nacional.

Avaliação permite melhorias

Pelo fato de que o estudo tem como objetivo avaliar o ambiente de negócios e concorrencial das cidades brasileiras, considerando as perspectivas do governo, do setor privado e da sociedade civil, ele se torna importante, na visão de Tonia Mansani, de fazer uma reavaliação nos processos municipais e observar onde é possível melhorar, para tornar a cidade ainda mais competitiva. “Estes indicadores nos auxiliam a avaliar de forma ampla e objetiva o ambiente de negócios dos municípios brasileiros, comparando com nossa cidade, assim como permite a disseminação e a troca de experiências entre os municípios participantes. Isso possibilita o incremento de ações que culminem na melhoria do ambiente de negócios”, revelou, reforçando que o município avançou muito nos últimos anos, mas ainda tem vários aspectos a serem melhorados.

O estudo pode ser acessado nesse link.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE