PUBLICIDADE

DAF amplia produção em PG e contrata cerca de 200 pessoas

Montadora inicia exportações, alcança 10% do mercado de caminhões pesados e projeta fechar o ano com mais de 7 mil emplacamentos. Número de funcionários passou de 530 para 730

Perspectiva é de que vendas da montadora cresçam ainda mais neste segundo semestre de 2022
Perspectiva é de que vendas da montadora cresçam ainda mais neste segundo semestre de 2022 -

A DAF Caminhões Brasil, montadora que possui sua sede fabril em Ponta Grossa, mantém o crescimento de participação na frota de caminhões novos no país. Enquanto o mercado mostra uma leve queda de 1,24%, e marcas como Mercedes-Benz, VW/Man e Scania diminuíram as vendas, a DAF se destacou com o segundo maior crescimento entre os grandes players. Entre janeiro e julho, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), 3.669 modelos da marca foram emplacados em 2022, contra 3.030 em 2021, o que significa um crescimento de 21%. A Volvo, que teve o terceiro maior crescimento no período, apresentou uma alta de 17,9% nas vendas. 

Esse desempenho é impulsionado pelo modelo XF, que assumiu o posto de segundo pesado mais vendido do Brasil, com 3,4 mil unidades emplacadas de janeiro a julho, atrás apenas do Volvo FH540, com 4,5 mil emplacamentos. Esse volume dá à DAF uma participação de 10,27% do mercado de pesados, que totalizou 33,2 mil veículos neste ano. “A confiança do consumidor está crescendo. O mercado acima de 40 toneladas está igual ao do ano passado, mas nós da DAF vamos crescer e sair de um market share de 8,6% para quase 11%. Essa é a expectativa para o segundo semestre”, afirmou Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões, em entrevista ao Jornal da Manhã e Portal aRede. 

Gambim atribui essa escalada de mercado aos atributos do novo XF, que incluem o padrão de qualidade com tecnologia, design premium, conforto, segurança e economia. Mas a nova legislação, que entra em vigor em 1º de janeiro de 2023, também deverá aquecer as vendas neste segundo semestre “Com a entrada do Euro 6, que vai trazer aumentos de preços, vai haver pré-compra bem forte, e percebemos isso nos últimos dias em função das demandas: grandes clientes querendo comprar grandes volumes. Com isso, a DAF que entregou 5,6 mil caminhões no ano passado, para esse ano a perspectiva é de passar de 7 mil caminhões”, revelou, apontando esse crescimento como ‘considerável’.


EXPORTAÇÕES

Além do crescimento no mercado nacional, em 2022 a DAF também ganhou o mercado internacional, com o início das exportações. O maior volume enviado para países da América do Sul é de XF, mas há algumas dezenas de CF. “Iniciamos as exportações de forma tímida. Devemos fechar o ano em torno de 300 ou mais caminhões exportados, que foram para a Colômbia e para o Chile. Mas foi o início dos processos para a fábrica do Brasil suportar as vendas para a América Latina”, completou. 


CONTRATAÇÕES

O crescimento de mercado a as exportações impulsionaram a produção na cidade e, com isso, o número de colaboradores na planta fabril da cidade cresceu. “Em percentual, crescemos em torno de 20% [a montagem de caminhões], produzindo um volume bem significativo, de 10% a 12% de market share, dependendo do mês, no mercado acima de 40 toneladas. Quanto ao aumento de funcionários, foi um pouco mais acelerado: a fábrica vem expandindo em todas as áreas e hoje conta com 730 funcionários. No ano passado eram cerca de 530”, recorda Gambim.

PG recebe Caravana Roda Brasil

Teve início nesta terça-feira (16) e segue até  hoje (18), em Ponta Grossa, a caravana DAF Roda Brasil. A iniciativa, que permite aos motoristas realizarem test-drive e assistir a minipalestras ocorre no Posto Mahle – Torre Alta, no Distrito Industrial, das 8h às 17h. De acordo com Gambim, a procura está bastante positiva. “Ponta Grossa sempre foi um mercado com grande potencial. E apesar do dia chuvoso e do frio, tivemos um movimento que surpreendeu. Nesses dois dias foram cerca de 200 testes”, informou o diretor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE