PUBLICIDADE

PG encaminha mais de 15 mil pessoas para vagas de emprego

Agência do Trabalhador. encaminhou mais de 15 mil pessoas para vagas de emprego
Agência do Trabalhador. encaminhou mais de 15 mil pessoas para vagas de emprego -

Primeiro quadrimestre registra alta em colocações no mercado de trabalho; mais de 33 mil pessoas foram atendidas entre janeiro e abril de 2022

Mais de 15 mil pessoas foram encaminhadas para vagas de emprego de janeiro a abril deste ano pela Agência do Trabalhador de Ponta Grossa. No balanço do quadrimestre, os números divulgados pelo órgão destacam, ainda, as mais de 33 mil intermediações de mão de obra junto às mais de 7,2 mil vagas ofertadas no período, tanto na sede da Agência do Trabalhador, como em ações no Terminal Central.

De acordo com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, responsável pela Agência do Trabalhador, estes números apresentam um quantitativo superior ao dos anos anteriores, em relação às vagas ofertadas no período. Em 2022, foram cerca de 7,2 mil oportunidades disponibilizadas, enquanto em 2021 foram 4.120 vagas ofertadas; ao passo que em 2020 foram 2.360 oportunidades de emprego, no primeiro quadrimestre. Em percentual, isso representa um crescimento de 74,75% na comparação com o ano passado e de 205% em relação a 2020, período que representa o início da pandemia do coronavírus – e seus respectivos reflexos, como a suspensão de atendimentos e de contratos. 

O secretário da pasta, José Carlos Loureiro Neto, esclarece que os 33,7 mil atendimentos da Agência se referem não apenas à intermediação de mão de obra, mas também à confecção de Carteira de Trabalho Digital. Por motivos de comparação, no mesmo período de 2021, foram 21.260 atendimentos, enquanto que em 2020 foram 29.160 pessoas atendidas. “Foram registrados mais de 15.770 encaminhamentos para vagas de emprego, tanto em 2020, quanto em 2021, em que contabilizaram aproximadamente 8 mil encaminhamentos no período entre janeiro e abril”, disse.

Loureiro relata que tanto a quantidade de vagas disponíveis quanto os encaminhamentos disponibilizados impactam nas contratações. “O período também apresentou um incremento em relação a colocações no mercado de trabalho. Em 2022, foram admitidas 1.860 pessoas. Em 2021, foram 1.221, e em 2020, foram 1.100. Isso demonstra que o mercado está absorvendo a mão de obra, mediante as vagas oferecidas”, avalia.

Município trabalha a qualificação

Quanto às vagas que não são preenchidas, geralmente isso ocorre pela falta de qualificação, motivo o qual faz o município ofertar inúmeros cursos de capacitação profissional. Diante disso, a prefeita Elizabeth Schmidt ressalta que Ponta Grossa trabalha não apenas na busca, disponibilização e encaminhamentos para vagas de emprego, mas principalmente na capacitação de mão de obra e atração de grandes empresas para a cidade. “Temos como compromisso desenvolver a cidade e capacitar o cidadão para disponibilizar mais vagas, como também para que as oportunidades sejam ocupadas com profissionais qualificados, suprindo com as necessidades das empresas”, finaliza.

Com informações das assessorias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE