PUBLICIDADE

PG tem o 2ª melhor desempenho do comércio no Paraná

Vendas mantiveram-se em alta em janeiro, com o otimismo da superação da pandemia, diz Loureiro
Vendas mantiveram-se em alta em janeiro, com o otimismo da superação da pandemia, diz Loureiro -

Comércio varejista do município apresentou crescimento de 2,9% em relação a janeiro de 2021. Desempenho foi superior ao período ‘pré-pandemia’

As lojas do comércio varejista de Ponta Grossa ampliaram, por mais um mês seguido, o faturamento na comparação com o mesmo período no ano anterior. De acordo com a pesquisa conjuntural realizada mensalmente pela Federação do Comércio (Fecomércio), houve uma elevação nas vendas em 2,91%, na comparação com janeiro de 2021. Foi o segundo melhor desempenho entre as seis regionais avaliadas na pesquisa, atrás apenas da regional de Londrina. A média estadual foi de estabilidade, de uma leve elevação de 0,47% (variação de até um ponto para mais ou para menos é considerado estabilidade pela Fecomércio).

Esse desempenho foi registrado ante a um mês de janeiro que já tinha contabilizado crescimento na comparação com o ano anterior. Janeiro de 2021, mesmo com a pandemia, registrou um incremento de 2,17% nas vendas em relação a janeiro de 2020, período ainda não impactado pela covid – na oportunidade, o Estado também teve estabilidade, com leve queda de 0,38%. Em outras palavras, o faturamento das lojas do comércio local cresceu, em janeiro de 2022, 5,14% na comparação com janeiro de 2020. Todos os números da pesquisa conjuntural são reais, já deflacionados, ou seja, com a contabilização da inflação oficial no período.

Em janeiro de 2022, a região de Londrina teve o melhor desempenho, com alta de 6,47% na comparação com 2021. Depois de Ponta Grossa, apenas Maringá fechou no ‘azul’, com leve elevação de 0,49%. Curitiba e Região Metropolitana apresentaram queda nas vendas de 1,25% em relação a janeiro de 2021, assim como houve queda na região Oeste, de 2,06%. A maior retração foi observada na região Sudoeste, de 9,21%.

José Loureiro, secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, que também é o presidente do Sindicato do Comércio Varejista da cidade e região, atribui esse resultado positivo a dois fatores, principalmente: as obras de infraestrutura viária e elétrica, que geraram milhares de vagas de emprego desde o final de 2020, e agora em janeiro de 2022 ao otimismo do consumidor. “Como muita gente foi contratada pela construção, essas pessoas gastaram diretamente no comércio. E agora é resultado do pós-pandemia: as pessoas começaram a consumir de volta e a circulação de dinheiro aumentou. Além disso há investimentos em indústrias, então tudo isso movimenta. É muito positivo”, resume.

Entre os setores que impulsionaram o resultado positivo do comércio de Ponta Grossa, se destacaram as vendas de vestuário e tecidos (60,90%), óticas, cine-foto-som (26,42%), livrarias e papelarias (25,08%) e combustíveis (23,94%). Também ficaram positivos os setores de autopeças (11,04%) e farmácias (4,59%). Por outro lado, ficaram negativados cinco setores: supermercados, com baixa de 2,83%; lojas de departamentos, com retração de 5,04%; calçados, com queda de 5,23%; concessionárias de veículos com 7,5% a menos que janeiro de 2021; e materiais de construção, com vendas 11,3% inferiores.

Oito setores tiveram alta e três retraíram no Estado do Paraná

O comércio paranaense teve aumento de 0,47% em janeiro em comparação a janeiro de 2021, com crescimento de vendas em boa parte dos setores. Destaque para as óticas, cine-foto-som (18,27%), vestuário e tecidos (17,74%), calçados (14,80%), livrarias e papelarias (11,40%) e combustíveis (11,39%). Apesar do crescimento do varejo, setores como concessionárias de veículos e lojas de departamentos tiveram queda de 10% no faturamento acumulado do primeiro mês do ano. Em relação a dezembro, janeiro teve queda de 19,08%, que já era esperada, pois a base de comparação é com o último mês do ano, que concentra grande volume de vendas em razão do Natal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE