PG tem o 2ª melhor desempenho do comércio no Paraná

Comércio varejista do município apresentou crescimento de 2,9% em relação a janeiro de 2021. Desempenho foi superior ao período ‘pré-pandemia’

 

As lojas do comércio varejista de Ponta Grossa ampliaram, por mais um mês seguido, o faturamento na comparação com o mesmo período no ano anterior. De acordo com a pesquisa conjuntural realizada mensalmente pela Federação do Comércio (Fecomércio), houve uma elevação nas vendas em 2,91%, na comparação com janeiro de 2021. Foi o segundo melhor desempenho entre as seis regionais avaliadas na pesquisa, atrás apenas da regional de Londrina. A média estadual foi de estabilidade, de uma leve elevação de 0,47% (variação de até um ponto para mais ou para menos é considerado estabilidade pela Fecomércio).

Esse desempenho foi registrado ante a um mês de janeiro que já tinha contabilizado crescimento na comparação com o ano anterior. Janeiro de 2021, mesmo com a pandemia, registrou um incremento de 2,17% nas vendas em relação a janeiro de 2020, período ainda não impactado pela covid – na oportunidade, o Estado também teve estabilidade, com leve queda de 0,38%. Em outras palavras, o faturamento das lojas do comércio local cresceu, em janeiro de 2022, 5,14% na comparação com janeiro de 2020. Todos os números da pesquisa conjuntural são reais, já deflacionados, ou seja, com a contabilização da inflação oficial no período.

Em janeiro de 2022, a região de Londrina teve o melhor desempenho, com alta de 6,47% na comparação com 2021. Depois de Ponta Grossa, apenas Maringá fechou no ‘azul’, com leve elevação de 0,49%. Curitiba e Região Metropolitana apresentaram queda nas vendas de 1,25% em relação a janeiro de 2021, assim como houve queda na região Oeste, de 2,06%. A maior retração foi observada na região Sudoeste, de 9,21%.

José Loureiro, secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, que também é o presidente do Sindicato do Comércio Varejista da cidade e região, atribui esse resultado positivo a dois fatores, principalmente: as obras de infraestrutura viária e elétrica, que geraram milhares de vagas de emprego desde o final de 2020, e agora em janeiro de 2022 ao otimismo do consumidor. “Como muita gente foi contratada pela construção, essas pessoas gastaram diretamente no comércio. E agora é resultado do pós-pandemia: as pessoas começaram a consumir de volta e a circulação de dinheiro aumentou. Além disso há investimentos em indústrias, então tudo isso movimenta. É muito positivo”, resume.

Entre os setores que impulsionaram o resultado positivo do comércio de Ponta Grossa, se destacaram as vendas de vestuário e tecidos (60,90%), óticas, cine-foto-som (26,42%), livrarias e papelarias (25,08%) e combustíveis (23,94%). Também ficaram positivos os setores de autopeças (11,04%) e farmácias (4,59%). Por outro lado, ficaram negativados cinco setores: supermercados, com baixa de 2,83%; lojas de departamentos, com retração de 5,04%; calçados, com queda de 5,23%; concessionárias de veículos com 7,5% a menos que janeiro de 2021; e materiais de construção, com vendas 11,3% inferiores.

 

Oito setores tiveram alta e três retraíram no Estado do Paraná

O comércio paranaense teve aumento de 0,47% em janeiro em comparação a janeiro de 2021, com crescimento de vendas em boa parte dos setores. Destaque para as óticas, cine-foto-som (18,27%), vestuário e tecidos (17,74%), calçados (14,80%), livrarias e papelarias (11,40%) e combustíveis (11,39%). Apesar do crescimento do varejo, setores como concessionárias de veículos e lojas de departamentos tiveram queda de 10% no faturamento acumulado do primeiro mês do ano. Em relação a dezembro, janeiro teve queda de 19,08%, que já era esperada, pois a base de comparação é com o último mês do ano, que concentra grande volume de vendas em razão do Natal.

Por que Jesus Cristo foi condenado?

Por que Jesus Cristo foi condenado? ...

A morte no pedágio e a deterioração das rodovias

A morte no pedágio e a deterioração das rodovias ...

Mercados e lojas de shoppings de PG não abrem domingo

Mercados e lojas de shoppings de PG não abrem domingo ...

José Mauro Ferreira é eleito presidente da Petrobras

Ele é formado em Química Industrial, com mestrado em Engenharia dos Materiais pelo Instituto Militar ...

A Páscoa da paz

A Páscoa da paz ...

Telêmaco prevê orçamento de R$ 410 milhões para 2023

Município realizou audiência pública para abordar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente ...

Irati expõe planejamento para inovação e infraestrutura

Secretário de Tecnologia, Inovação e Planejamento, João Antônio Almeida Júnior, apresentou ações da ...

Saúde regional debate projetos para ampliar abrangência

Secretários destacaram programas do Estado e questões regionais, como a abertura do Hospital Regiona ...

Prefeitura de Ventania garante aquisição de quatro veículos

Automóveis devem otimizar ações realizadas pelos setores de Educação e Saúde ...

Ipiranga pretende fomentar a agricultura familiar

Prefeito Douglas Modesto solicitou novos recursos para o setor durante reunião em Curitiba ...

Palmeira oficializa entrada no Mapa do Turismo brasileiro

Ferramenta reúne cidades que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necess ...

Forbes lista Sicredi entre os 5 melhores bancos do país

Forbes lista Sicredi entre os 5 melhores bancos do país ...

Oferta de emprego atrai milhares de pessoas em PG

Oferta de emprego atrai milhares de pessoas em PG ...

Novas caixas d’água beneficiam 120 pessoas em Prudentópolis

Prefeito Osnei Stadler assinou Termo de Compromisso e Responsabilidade junto à Sanepar ...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

REDES SOCIAIS