PUBLICIDADE

Cooperativas do PR projetam dobrar faturamento até 2029

Imagem ilustrativa da imagem Cooperativas do PR projetam dobrar faturamento até 2029
-

Projeção faz parte do Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC 200) do cooperativismo paranaense, que passa a ter 17 propostas estruturantes para atingir os objetivos

Durante a 25ª reunião da atual gestão da diretoria da Ocepar, realizada através de videoconferência na tarde desta quinta-feira (8), foram referendados os 17 projetos estruturantes do novo Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC 200) do cooperativismo paranaense. O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, fez a apresentação das 17 propostas estruturantes, concebidas por meio de entrevistas com 25 presidentes de cooperativas, 10 especialistas de mercado, 100 executivos de cooperativas e durante reuniões, fóruns e encontros específicos para debater a nova etapa do planejamento estratégico, que tem como uma de suas principais metas dobrar o faturamento do setor, que em 2020 atingiu R$ 115,7 bilhões.

Ao detalhar cada uma das propostas, Ricken destacou que o assunto também será levado para o conhecimento de todas as lideranças, durante a realização do Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses que será realizado no próximo dia 22 de julho. “O PRC200 nada mais é do que a soma de todos os planejamentos individuais das nossas 217 cooperativas filiadas, com foco no desenvolvimento sustentável do cooperativismo paranaense. Esses projetos estruturantes serão os pilares para que possamos alcançar os resultados esperados, como foi com o PRC100”, destacou.

 “Num cenário otimista, conseguiríamos dobrar a atual movimentação financeira no ano de 2025. Já num cenário realista seria em 2026 e num pessimista em 2029. Tudo dependerá do grau de comprometimento de todos para que este novo desafio seja alcançado no momento oportuno e de forma sustentável”, lembrou Ricken. O dirigente destacou que as propostas estão sendo encaminhadas para as cooperativas também darem suas contribuições.

O dirigente lembrou que todos os projetos têm como alicerce fatores econômicos, educacionais, inovação, socioambiental e de cooperação. Os projetos apresentados na reunião foram: 01 – representação parlamentar; 02 – representação e defesa das relações trabalhistas e sindicais; 03 – câmara de mediação e arbitragem do cooperativismo; 04 – econômico-financeiro; 05 – comunicação; 06 – mercado internacional; 07 – alianças estratégicas; 08 – plano de previdência privada do cooperativismo; 9 – intercooperação; 10 – certificação de cooperativas; 11 – desenvolvimento dos profissionais; 12 – desenvolvimento das pequenas cooperativas; 13 – desenvolvimento da inovação; 14 – centro de excelência da governança e gestão; 15 – energia; 16 – modal logístico e 17 – compartilhamento de T.I.

Ao referendar as propostas, os diretores elogiaram o trabalho realizado no levantamento dos projetos e que todos eles estão focados nos interesses das cooperativas dos mais diversos ramos de atuação. Os dirigentes lembraram o grande desafio que existe na implementação e execução do PRC200. “É um desafio muito grande. Destaco a sustentabilidade, pois agora a moda é o ESG – ambiental, social e governança é algo que necessita”, frisou Jorge Karl, presidente da cooperativa Agrária.

A reunião da diretoria também contou com a participação do vice-governador Darci Piana que falou sobre as inúmeras parcerias que estão sendo realizadas pelo atual governo e o sistema cooperativista paranaense. “Como vice-governador estou fazendo meu papel que é intermediar os interesses do setor privado com o governo. Esta integração que está existindo no Paraná entre as cooperativas com o governador Ratinho Júnior, está sendo possível se planejar melhor para o que acontecerá no futuro. Caminhamos de mãos dadas com o cooperativismo e o agronegócio que tem sido um dos principais setores da nossa economia”, lembrou.

As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE