PUBLICIDADE

Comércio de PG irá ampliar oferta de vagas temporárias

Pesquisa aponta que contratações deverão crescer neste ano, em relação a 2019
Pesquisa aponta que contratações deverão crescer neste ano, em relação a 2019 -

Perspectiva de alta ocorre diante da necessidade de repor colaboradores demitidos devido à pandemia da covid 

O comércio paranaense projeta um incremento na oferta de vagas temporárias para este final de ano. Esse aumento é apontado na sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), realizado anualmente, e cujo resultado foi revelado na última semana. Entre as inúmeras empresas ouvidas pela entidade, 25,5% confirmaram que pretendem realizar contratações temporárias, o maior valor dos últimos cinco anos. Em Ponta Grossa, a perspectiva é a mesma, informa José Loureiro, presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas PG) e secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional.

De acordo com o levantamento, a justificativa é simples para esta pretensão de contratação: a pandemia. O Departamento de Pesquisas da Fecomércio afirmou que isso ocorrerá pelo fato de que a maioria das empresas está com o quadro funcional mais enxuto, após demissões realizadas no momento da pandemia, e, para suprir o aumento nos atendimentos de fim de ano, terá que contratar funcionários temporários. 

José Loureiro reconhece essa mesma dinâmica no município. “Nós participamos dessa pesquisa, e imaginamos esse percentual, que 25% das empresas vão contratar. Porque é preciso repor essa queda, pois muitas empresas diminuíram o quadro neste ano. As empresas vão contratar esse temporários, repondo o que foi diminuído, e depois vão ver se vão admitir ou não”, relata. Segundo o representante do setor, devido às eleições, essas contratações deverão ser mais tardias. "Hoje as vendas estão irregulares, está crescendo, mas tem dia que vende bem e dia que não vende. Só quando tiver esse crescimento nas vendas para o Natal, e já ter passado a fase eleitoral, que haverá as contratações”, completa.

A Agência do Trabalhador de Ponta Grossa já oferta vagas temporárias, explica Kelyn Kris Gonçalves, diretora do órgão. Na última semana cerca de 20 vagas eram ofertadas, valor que subiu para 35 nesta segunda, a maior parte delas relacionada à safra. Porém, esse aumento nas ofertas deverá acontecer em breve, com as vagas do comércio. “Estimamos um incremento mais no final de novembro e início de dezembro para essas vagas. A maioria são do comércio, por parte das lojas do comércio varejista, e também por parte de supermercados”, relatou.

Interessados podem se inscrever

Interessados em concorrer às vagas temporárias, devem se dirigir até a Agência do Trabalhador, munidos de RG, CPF e um currículo. A Agência, localizada nas esquinas das rua Doutor Colares e Sant’Ana, está abrindo em horário normal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas, não fechando para almoço. Para quem já é cadastrado, Kelyn recomenda baixar o aplicativo ‘Sine Fácil’. “As mesmas vagas do site são as mesmas ofertadas dentro da agencia do trabalhador”, destacou a gerente da Agência.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE