Setor de TI mantêm saldo positivo na geração de emprego

Levantamento foi realizado por uma parceria entre a Assespro-Paraná, que representa empresas do setor, e a UFPR


A pandemia do novo Coronavírus, que completa seis meses em setembro, fez desacelerar, no Paraná, a geração de postos de trabalho em serviços em tecnologia da informação (TI). Contudo, mantém-se o saldo positivo, no acumulado de 12 meses.

As constatações integram edição especial do “Boletim Emprego em TI”, elaborado por meio de uma parceria entre a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação no Paraná (Assespro-Paraná) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O levantamento divide TI em duas categorias, seguindo nomenclatura da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex). São elas a Core TI (ramo de serviços em TI) e TI In House (área de serviços de TI).

O boletim aponta que em Core TI o crescimento de empregos no Paraná entre julho de 2019 e julho deste ano alcançou 6%. Em TI In House, houve variação próxima de 0%. Por outro lado, no total da economia houve queda de 1%, mostrando que a TI escapou, no período, dos efeitos mais graves da crise.

O desempenho do Paraná, em particular em Core TI, superou a média nacional. A taxa de variação positiva no saldo de empregos foi de 6% entre as empresas paranaenses, ou praticamente duas vezes maior que os 3,2% registrados no Brasil.

Para o presidente da Assespro-Paraná, Adriano Krzyuy, o levantamento confirma que os serviços de TI no estado têm apresentado “maior capacidade de resiliência”, em relação a outras unidades da federação. O líder empresarial considera ainda que a variação superior de empregos em serviços de TI, diante da queda no total da economia, reforça a importância da atividade, sobretudo neste período de exceção.

“A crise da pandemia revelou, enfim, a importância do investimento público e privado em TI, na geração de oportunidades e de soluções capazes de superar as limitações de produção e de distribuição de bens e serviços, em um cenário marcado por isolamento e distanciamento social”, sublinha Adriano Krzyuy.

O boletim ressalta que, nos 12 meses anteriores (julho de 2018 a julho de 2019), o crescimento nos postos de trabalho em TI no Paraná tinha alcançado 12%, em Core TI, e 1%, em TI In House. Assim, em um período maior de análise – 24 meses (julho de 2018 a julho de 2020) -, em Core TI no Paraná apresentou 18% de crescimento de emprego, “taxa muito superior ao 0,5% do total da economia”, frisa o presidente da Assespro-Paraná.

Tomando-se o desempenho apenas em julho de 2020, em comparação com junho, o Paraná foi o quinto estado, entre os seis analisados (e que concentram 80% dos postos de trabalho em TI no Brasil) com saldo positivo entre admissões e demissões, em Core TI. O saldo foi de 224 vagas.

São Paulo (882), Minas Gerais (270), Santa Catarina (239) e Rio Grande do Sul (227) ficaram à frente. Rio de Janeiro, por sua vez, teve saldo negativo (-29).


Interior

Adriano Krzyuy destaca, neste caso, a descentralização de saldo positivo no Paraná, ou seja, o fato de o crescimento não ter se concentrado só na capital. “Por exemplo, entre os dez primeiros municípios paranaenses em número de admissões, Maringá liderou o ranking, com um saldo positivo de 71 vagas de emprego, em julho último”, cita.

Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, Pato Branco, São José dos Pinhais, Dois Vizinhos, e o conjunto dos outros municípios, vêm na sequência com saldos positivos de emprego. Cascavel, por sua vez, teve um saldo zerado, e Pinhais (-3) e Cianorte (-2) apresentaram saldos negativos de emprego.

O caso do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), apoiador da elaboração do estudo, ilustra como, durante a pandemia, houve aquecimento das atividades ligadas à tecnologia da informação.

É o próprio diretor-presidente da organização, Fabrício Ormeneze Zanini, quem expõe: "Percebemos que o setor de TI permaneceu aquecido. No caso do ICI, realizamos mais de 30 admissões somente no período da pandemia, isto é, de meados de março até setembro, e ainda temos oportunidades de trabalho em aberto. Nosso setor mostra-se cada vez mais imprescindível, por subsidiar soluções que não só dão acesso, como possibilitam novas formas de consumo de bens e serviços. Instituições públicas e privadas devem seguir investindo em TI para se manterem ativas e relevantes para seus consumidores e clientes".

As informações são da assessoria de imprensa

CimSaúde recebe capacitação da 3ª Regional

CimSaúde recebe capacitação da 3ª Regional...

2ª Vara Federal em PG ajuda beneficiários de auxílio-emergencial

2ª Vara Federal em PG ajuda beneficiários de auxílio-emergencial...

AMCG defende menor preço para concessão do pedágio

AMCG defende menor preço para concessão do pedágio...

Acipg sugere mudanças no Programa de Recuperação Fiscal

Acipg sugere mudanças no Programa de Recuperação Fiscal...

Confira a Coluna RC desta Quarta-Feira (07-10)

Confira a Coluna RC desta Quarta-Feira (07-10)...

Confira seu horóscopo para esta Quarta-feira (07/10)

Confira seu horóscopo para esta Quarta-feira (07/10)...

Crianças de PG podem participar de clipe com seus ‘doguinhos’

Crianças de PG podem participar de clipe com seus ‘doguinhos’...

O retorno às aulas

O retorno às aulas...

Publicidade em época eleitoral

Publicidade em época eleitoral...

Capa da edição desta quarta-feira (07/10/2020) do JM

Capa da edição desta quarta-feira (07/10/2020) do JM...

Exportações de PG crescem e vendas atingem R$ 4,4 bi

Exportações de PG crescem e vendas atingem R$ 4,4 bi...

Mãe pede ajuda para salvar visão de seu filho

Mãe pede ajuda para salvar visão de seu filho...

Comediante de PG sorteia carro em parceria de peso

Comediante de PG sorteia carro em parceria de peso...

Charge da edição desta quarta-feira (07/10/2020) do JM

Charge da edição desta quarta-feira (07/10/2020) do JM...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS