PUBLICIDADE

Unium está entre as maiores produtoras de leite do Brasil

Unium é uma das três principais marcas de laticínios do país, com a produção em torno de 2.200.000 litros/dia

Diretor Presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman celebra a data
Diretor Presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman celebra a data -

Unium é uma das três principais marcas de laticínios do país, com  a produção em torno de 2.200.000 litros/dia

A Unium, marca da intercooperação entre a Frísia, Capal e Castrolanda, está entre as cinco maiores produtoras de leite do Brasil. O levantamento divulgado no último mês pela Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Leite Brasil), referente a 2019, aponta que a Unium produziu 1,25 bilhão de litros de leite, o que a coloca na terceira posição entre as 13 maiores empresas produtoras do Brasil que participam da listagem. O ranking é liderado pela Nestlé (1,48 bilhão de litros) e pela Laticínios Bela Vista, dona da marca Piracanjuba (1,45 bilhão), e não inclui a Lactalis, que produziu 2,3 bilhões de litros em 2019 e nem a Goiasminas, dona da marca Italac. 

O estudo também mostra que a Unium apresentou uma elevação na produção no ano passado, com 9,5% de crescimento se comparado a 2018, quando foram acumulados 1,14 bilhão recolhidos junto aos seus produtores. Além de esse crescimento ser um dos maiores entre as 13 maiores captadoras presentes no ranking, a Unium se destaca pela alta captação por produtor por dia. “Nossos produtores têm papel essencial no resultado. São altamente qualificados, possuem grande volume de produção e preocupação constante na qualidade do leite produzido. Atualmente são produzidos em torno de 2.200.000 litros/dia com uma média aproximada de 1.700 litros/produtor/dia. Esse é o melhor resultado entre todas as indústrias do ranking.” Comemora o diretor presidente da Cooperativa Castrolanda, Willem Berend Bouwman.

Essa captação é beneficiada em três unidades, sendo duas delas na região dos Campos Gerais. “Nossas três unidades de beneficiamento de leite, localizadas nas cidades de Castro, Ponta Grossa no Paraná e Itapetininga em São Paulo trabalham com rigorosos critérios de qualidade, tudo para garantir a melhor produção e para que o produto que chega à mesa do brasileiro seja de qualidade”, destaca o Presidente. Nas unidades de beneficiamento de leite trabalham 1.149 profissionais. No ano passado, foram realizados R$ 90,6 milhões em investimentos nelas, as quais foram responsáveis por um faturamento de 1,90 bilhão à Unium no último ano. Além de produzir o leite para as marcas da intercooperação, como a Naturalle e Herança Holandesa, as unidades também beneficiam para outras empresas parceiras.

No Ranking, na sequência, aparecem a Embaré na quarta colocação, com 549 mil litros captados em 2019, Aurora em 5º (530 mil litros), CCGL (477 mil litros), Cativa (425 mil litros), Jussara (407 mil), Vigor (348 mil), Danone (293 mil), DPA Brasil (257 mil), Frimesa (227 mil) e Centroleite (221 mil).

Dia Mundial do Leite é celebrado

Nesta segunda-feira, 1° de junho, foi comemorado mundialmente o Dia do Leite. Instituído em 2001 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para Agricultura e Alimentação, com objetivo de incentivar o consumo da população mundial e reconhecer a importância do alimento, o dia ganhou notoriedade e, atualmente, mais de 85 países celebram a data. Na Cooperativa Castrolanda, com sede em Castro, a Capital Nacional do Leite, Willem Bouwman realizou um brinde de agradecimento e fez questão de elencar todos que atuam e contribuem para o desenvolvimento do setor no país. “Hoje é dia de celebrar e agradecer aos produtores, assistência técnica, colaboradores e a todos os colegas e parceiros que fazem parte dessa cadeia tão importante”, diz.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE