PUBLICIDADE

Campos Gerais gera 4,7 mil novas vagas de emprego no ano

Em 15 cidades foram geradas 4,9 mil vagas em onze meses. Em novembro, destaque para comércio, serviços e indústria
Em 15 cidades foram geradas 4,9 mil vagas em onze meses. Em novembro, destaque para comércio, serviços e indústria -

Estudo da UEPG aponta que os 19 municípios da região abrangidos no levantamento representaram 6,4% das vagas no Estado 

Os municípios da região dos Campos Gerais destacam-se, em âmbito estadual, na geração de emprego. Nos 19 municípios abrangidos pelo estudo realizado pelo Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas (Nerepp) da UEPG, com números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram gerados, entre os meses de janeiro e novembro, 4.744 novas vagas de emprego. Entre esses municípios, apenas quatro registraram a perda de postos de trabalho, enquanto que os outros 15, acumularam o ganho de quase 5 mil vagas em onze meses. 

Esse aumento de 4,7 mil vagas no estoque de trabalhadores formais da região representa que os 19 municípios foram responsáveis por gerar 6,4% de todas as 74 mil vagas criadas no Estado do Paraná neste ano. No Brasil, no período, foram 948 mil postos de trabalho criados. O valor mostra que a região teve um dinamismo positivo diante de um país revela a tendência da recuperação frente à ‘crise’ econômica dos últimos anos, que aumentou o desemprego no país. “O mercado de trabalho dos Campos Gerais se apresentou bastante positivo entre janeiro a novembro de 2019. (...) Isso sinaliza para a reversão da crise do mercado de trabalho brasileiro iniciada após 2015”, revela o estudo assinada pela professora Augusta Pelinski Raiher, doutora em economia.

Entre os municípios, os que mais destacaram-se foram Ponta Grossa, que criou 1.718 vagas de emprego entre janeiro e novembro de 2019; e Ortigueira, com 1.169 novos postos de trabalho. “Esses dois municípios criaram, juntos, mais da metade de todo o emprego gerado nos Campos Gerais”, completa Augusta. Em termos de estado, Ponta Grossa foi o sétimo município que mais criou vagas entre janeiro a novembro, e Ortigueira registrou a 15º posição estadual. Também integram o ‘top 50’ do Paraná os município de Jaguariaíva, na 27ª posição, com 573 vagas criadas; Telêmaco Borba na 37ª, com 394; e Castro, onde as 276 vagas criadas colocam o município na 47ª posição estadual.

Comércio é destaque em novembro

No que se refere somente ao mês de novembro de 2019, foram 703 vagas criadas. Sete tiveram saldos negativos em novembro de 2019, e nove municípios tiveram dinamismo inferior ao observado em novembro de 2018. Neste mês, destaque para um setor. “O comércio foi o carro chefe, gerando 376 vagas, fenômeno esperado por se estar próximo das datas festivas de dezembro, cujo aquecimento das vendas no varejo é esperado”, explica Augusta. A agropecuária gerou 221 vagas, seguida pelo setor de serviços (201 novas vagas) e a indústria (130).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE