PUBLICIDADE

PG gera 474 vagas de emprego em novembro

Comércio foi destaque na geração de emprego
Comércio foi destaque na geração de emprego -

Resultado foi o melhor do interior do Estado do Paraná entre as cidades com mais de 30 mil habitantes 

O município de Ponta Grossa registrou, neste mês de novembro, um dos melhores desempenhos do Estado do Paraná na geração de emprego. No total, 474 novos postos de trabalho foram criados nos 30 dias, fruto das 2.920 contratações e 2.446 demissões. Esse valor representa o melhor desempenho entre as cidades do interior com mais de 30 mil habitantes. No grupo dos 60 maiores municípios do Paraná, Ponta Grossa ficou apenas atrás de Curitiba (3.053 postos gerados) e São José dos Pinhais (539). Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (19).

Entre os oito setores de geração de empregos, seis tiveram índices positivos, com destaque para o setor do comércio, que criou 217 novos postos. Se somar com os 210 já gerados em outubro, o comércio foi responsável por criar 427 novas vagas de emprego em apenas dois meses. Na sequência, o setor que mais se destacou em novembro foi a agropecuária, com 124, seguida pelos serviços (89) e pela indústria (72). Apenas dois registraram fechamento de vagas: a administração pública (-29) e a construção civil (-6).

Nilton Bahls, diretor interino da Agência do Trabalhador, afirma que novembro é um mês diferenciado, seja pelas vagas do comércio, em que entram diversas temporárias, e a indústria, em que algumas reduzem produção para entrar em férias coletivas. Porém, ele chama atenção para agronegócio, que gerou mais de 100 vagas no mês. “Diante de um mercado com a economia que apresenta reação positiva, apresenta números positivos”. Como ele relata, as vagas do agronegócio, muitas delas são para indústrias, por ser época de safra de verão. “É um número bem representativo, mas sazonal. Começa em novembro e vai até janeiro e fevereiro. As vagas que estão se abrindo hoje estão mais exigentes, com qualificações específicas”, detalha. 

Este foi o quarto mês seguido de números positivos, que contribuiu para os números paranaenses. Em novembro, o Paraná manteve a trajetória de crescimento de vagas e registrou 6.712 novos empregos. Foi o melhor registro do mês de novembro desde 2010, e uma evolução de 23% em relação ao número registrado no ano passado (de 5.450). O Caged também apontou crescimento em nível nacional, com expansão de 99.232 postos em novembro de 2019.

Setor de serviços lidera geração de emprego em 2019

No acumulado do ano, Ponta Grossa agora atingiu a marca de 1.718 vagas criadas, com destaque para o setor de serviços, como explica Bahls, que criou 709 postos de trabalho. Diante desses números, a perspectiva, informa o diretor interino da agência, é de que as 1.393 vagas criadas no ano passado sejam superadas. “Dezembro ainda tem muito a produzir. Vamos fechar 2019 com um saldo bastante positivo, além das expectativas, devendo superar 2018”, disse, reforçando a informação que a Agência do Trabalhador encerra a oferta de vagas nesta sexta-feira, dia 20, quando fecha as portas e volta a atender na segunda-feira, dia 6 de janeiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE