PUBLICIDADE

Comércio de PG acumula alta de 2,7% nas vendas em 2019

O setor de materiais de construção foi um dos únicos que teve uma elevação nas vendas no mês de setembro deste ano
O setor de materiais de construção foi um dos únicos que teve uma elevação nas vendas no mês de setembro deste ano -

No mês de setembro, as vendas no comércio do município tiveram uma retração de 3%

O comércio de Ponta Grossa não manteve a média acumulada em 2019 e registrou uma queda nas vendas no último mês de setembro. Números revelados pela pesquisa conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Turismo e Serviços do Paraná (Fecomércio PR) mostra que o faturamento dos empresários deste setor caiu 3,06% na comparação com o mesmo mês de setembro de 2018. Entre os dez setores avaliados na pesquisa, seis tiveram queda nas vendas. No acumulado do ano, contudo, as vendas do comércio de Ponta Grossa estão acima da média estadual, registrando elevação de 2,74%, contra um crescimento de 1,5% do Estado entre janeiro e setembro.

Especificamente no mês de setembro, cinco segmentos tiveram retração nas vendas na casa de dois dígitos: concessionárias de veículos (-10,6%), combustíveis (14,1%), livraria e papelaria (-17,5%), óticas/cine/foto/som (-18,3%) e vestuário e tecidos (-21,9%). Por outro lado, ficaram positivos apenas autopeças (9,3%), farmácias (9,5%), materiais de construção (10,1%) e lojas de departamentos (22,8%). Mesmo com um resultado abaixo da média estadual, não foi o pior desempenho: na região Oeste houve uma baixa de 5% e em Maringá uma queda de 6,2%. 

No acumulado do ano, Ponta Grossa tem o terceiro melhor desempenho, atrás apenas de Curitiba e Região Metropolitana (4,9%) e a região Sudoeste (10,4%). Entre janeiro e setembro destacam-se em Ponta Grossa as lojas de departamentos (alta de 34,2%), autopeças (11,8%) e farmácias (7,9%).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE