PUBLICIDADE

Castro e Carambeí lideram produção nacional de leite

Imagem ilustrativa da imagem Castro e Carambeí lideram produção nacional de leite
-

Enquanto Castro lidera a produção de leite no país, Carambeí é a terceira, e se aproxima da segunda colocada

Os municípios de Castro e Carambeí, na região dos Campos Gerais, reconhecidos nacionalmente pela alta produtividade da bacia leiteira, seguem ampliando a produção pecuária ano a ano. Em 2018, Castro seguiu na liderança nacional, como o município que mais produziu leite no país, enquanto que Carambeí manteve a terceira colocação, se aproximando da segunda colocada, Patos de Minas (MG). Fruto de uma genética avançada e aprimorada ao longo de décadas, ambas as cidades estão no topo, entre as cidades com o maior rendimento por animal, superando a marca de 8 mil litros de leite por vaca no ano, média quatro vezes superior à nacional (2 mil). Os números são da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), referentes a 2018, divulgada na última sexta-feira (20) pelo IBGE.

No decorrer do ano passado, Castro registrou uma produtividade total de 292,4 milhões de litros de leite, basicamente 100 milhões de litros a mais que a segunda colocada, com 192,9 milhões extraídos na cidade mineira. Carambeí teve um grande crescimento na produção de leite em 2018, ao passar de 160 para 180 milhões de litros, o que representa um acréscimo de 12%. Com isso, a distância dela para Patos de Minas, que era superior a 31 milhões de litros, foi reduzida para apenas 12 milhões, afinal, o município mineiro registrou um incremento de 0,8% no ano passado. Castro elevou em quase 30 milhões a sua produção, elevando em 10,7% os 264 milhões extraídos dos animais em 2017.

No decorrer dos últimos dez anos, Carambeí teve a maior elevação na produção entre as dez cidades maiores produtoras do Brasil. No município, a produção mais de que dobrou, registrando uma elevação de 114,7%, ou seja, um incremento anual médio superior a 11%. Entre as mesmas dez, a segunda cidade com maior elevação foi Castro, onde o incremento foi de 76,1%. Patos de Minas (MG), a segunda colocada, teve um incremento de 40,3% no período. 

No Brasil, foram 33,8 bilhões de litros fabricados no ano passado. Em relação a essa produção nacional, Castro produziu quase 1% de todo o montante. Não à toa o município foi reconhecido pelo Governo Federal como a Capital Nacional do Leite. Em riquezas, o leite gerou R$ 449,7 milhões aos produtores de Castro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE