PUBLICIDADE

Paranaenses estão mais motivados para as compras

O crescimento foi de 4% de um mês para o outro e de 6% comparado a fevereiro de 2018
O crescimento foi de 4% de um mês para o outro e de 6% comparado a fevereiro de 2018 -

Clima de otimismo eleva a intenção de consumo como não acontecia desde 2015

O indicador de intenção de consumo elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), mostra reação positiva na intenção de consumo do mês de fevereiro.

Os paranaenses estão mais animados para as compras, motivados pelo clima de otimismo e pela retomada econômica que vem se consolidando nos últimos meses. O índice da Intenção de Consumo das Famílias (ICF) reage diretamente a esses estímulos, e chegou a 114,9 pontos em fevereiro, pontuação não alcançada desde março de 2015.

O crescimento foi de 4% de um mês para o outro e de 6% comparado a fevereiro de 2018. Fatores como a perspectiva de consumo, nível de consumo atual, momento para compra de duráveis e acesso a crédito impulsionaram a alta da ICF em fevereiro na comparação com o ano anterior.

A ICF nacional está em 98,5 pontos, abaixo dos 100 pontos exigidos para que o índice seja considerado positivo. Os quesitos emprego atual (120,9), perspectiva profissional (113,8) e renda atual (111,6) foram todos positivos, mas ainda não suficientes para deixar o indicador geral da ICF acima da zona de indiferença. A perspectiva de consumo também passou dos 100 pontos, atingindo 102 pontos. Os demais indicadores nacionais foram negativos.

Nas classes com renda superior a dez salários mínimos, a ICF reagiu positivamente, com alta de 7,6%. Nesta faixa de renda, o nível de consumo atual chegou a crescer 11,5% e a pontuação da perspectiva profissional foi 16% maior que no mês anterior. Momento para compra de bens duráveis foi o indicador de maior evidência positiva para os consumidores de maior renda ante o mês de janeiro (22,2%). Por outro lado, os consumidores das classes A e B acreditam que o poder de crédito esteja mais restrito em fevereiro, percentual que baixou 4,8%.

Nas classes com renda de até dez salários mínimos a ICF cresceu 3,2%. A perspectiva de consumo subiu 6,3% e foi o maior componente do grupo. A questão da renda atual, em que o consumidor se visualiza com maior ganho financeiro que em 2018, cresceu 4,4%.

Emprego atual e perspectiva no emprego também foram indicadores que reagiram positivamente nas famílias de menor renda.

As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE