PUBLICIDADE

Horário especial de Natal começa nesta segunda

Rafael Ribeiro participou de uma entrevista ao vivo na tarde desta sexta-feira no Portal aRede
Rafael Ribeiro participou de uma entrevista ao vivo na tarde desta sexta-feira no Portal aRede -

Lojas do comércio de rua passam a abrir até mais tarde até as vésperas do Natal. A partir de segunda-feira, estabelecimentos podem ser abertos até às 20 horas

Começa nesta segunda-feira, dia 3, em Ponta Grossa e alguns municípios da região dos Campos Gerais, o horário especial de Natal. Até o dia 24 de dezembro, véspera do feriado da celebração cristã do nascimento de Jesus Cristo, as lojas do comércio varejista de rua abrem em horário diferenciado, até mais tarde, para proporcionar um período a mais, aos consumidores, para fazerem suas compras, especialmente com a circulação do 13º salário. A partir dessa primeira semana de dezembro, o horário de atendimento das lojas ocorre até às 20 horas, ou seja, duas horas a mais que o período de atendimento entre janeiro e novembro. A partir de agora, as lojas também abrem nos domingos.

“A partir de agora, os consumidores têm um pouco mais de prazo para comprar, os dias são prolongados ao comércio. É um estímulo ao lojista, que tem seu estoque, e para a população de forma geral”, informa Rafael Ribeiro, gerente e executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa e Região (Sindilojas), que participou de uma entrevista ao vivo, no Portal aRede, na tarde desta sexta-feira. Conforme ele explica, para a população o benefício está na possibilidade de muitos trabalhadores utilizarem o período a mais para fazer as compras com a família. 

No período, haverá uma ampliação gradativa nesse horário especial, a cada semana. Nesta primeira, até sábado, dia 8, o atendimento ocorre até às 20 horas. Na segunda semana (entre os dias 10 e 15), até às 21 horas; e na terceira semana, de 17 a 22 de dezembro, até às 22 horas. Nos domingos, o atendimento sempre poderá ir até às 20 horas, abrindo às 14h nos dois primeiros (dias 9 e 16), e no dia 23 com a possibilidade de abrir às 9 horas. Todas essas informações estão na convenção coletiva de trabalho, não sendo obrigado o lojista aderir e não sendo exigida alguma autorização especial, junto aos sindicatos, para fazer a adesão. 

Rafael também explica que a abrangência do Sindicato é seis cidades, o que também inclui Telêmaco Borba, Tibagi, Palmeira, Ipiranga, Imbituva e Guamiranga. Para esses municípios também vale a mesma convenção, para as quais o horário estendido também vale. 

Nesta sexta-feira (30) também foi deflagrada, pela Polícia Militar, a Operação Natal, com o policiamento ostensivo nas ruas, para garantir mais segurança para as compras de fim de ano. “Assim, a população pode ficar tranquila, porque as forças de segurança são parceiras da entidade, e vão dar mais segurança para o lojista e para a população, pois há a tendência de aumento no número de pessoas nas ruas e nas lojas”, completa Rafael.

Otimismo é o maior desde 2014

Em âmbito estadual, o comércio está bastante otimista. Pesquisa revelada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio PR) aponta que 81,7% dos paranaenses pretendem comprar presentes para comemorar a data mais influente do comércio varejista. No ano passado, a intenção de compras para o Natal era de 76,5%. A sondagem mostra ainda que este Natal será o melhor desde 2014 também em termos de valores. Os paranaenses pretendem gastar mais, com um tíquete médio em R$312,25 para a compra de todos os presentes. No ano passado o valor foi de R$240,00. “O consumidor está muito otimista. Isso vai movimentar, gira o comércio, gira as lojas, o que é bastante positivo”, completou Ribeiro.

Data e horário

De 3 a 8:     até às 20h

Dia 9 (dom)    das 14h às 20h

De 10 a 15:     até às 21h

Dia 16 (dom)das 14h às 20h

De 17 a 22:     até às 22h

Dia 23 (dom)das 9h às 20h

Dia 24             das 9h às 18h

Dia 26            após às 13h

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE