PUBLICIDADE

Evento reúne ex-ministros para debater o agronegócio

Imagem ilustrativa da imagem Evento reúne ex-ministros para debater o agronegócio
-

O painel “Cenários: ontem, hoje e amanhã: Perspectivas Globais de Produção” reuniu três ex-ministros da Agricultura para debater o agronegócio brasileiro na manhã dessa quinta-feira (16). O evento faz parte do Agroleite 2018, considerado um dos maiores eventos técnicos do setor, e foi promovido pela Calpar como parte da comemoração de aniversário de 50 anos da maior indústria de calcário agrícola do país. A jornalista Kellen Severo mediou o debate que aconteceu no Centro de Eventos de Castro, município na região dos Campos Gerais.

Francisco Turra, Roberto Rodrigues e Alysson Paolinelli participaram do evento e apresentaram seus respectivos posicionamentos sobre soluções e saídas para o agronegócio no Brasil. O debate político, em face de 2018 ser ano eleitoral, foi predominante durante o evento. O debate foi iniciado por Paolinelli, atualmente presidente da Abramilho. O ex-ministro discorreu sobre as exportações e destacou sua preocupação com o momento que o país vive.

“Estou muito preocupado com o Brasil. Ou o setor se organiza, ou vamos procurar as nossas covas”, apontou Paolinelli. Ele também falou sobre a importância da participação e união do homem do campo para ganhar seu reconhecimento junto ao consumidor. Com um posicionamento mais otimista, o ex-ministro Francisco Turra elogiou a posição da Castrolanda no agronegócio brasileiro. “Aqui na Castrolanda estou vendo o futuro. O que imaginava para daqui 20 anos”, defendeu o atual presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Turra também falou sobre a posição do Brasil, como país mais capacitado para produção de alimento no mundo. “Basta fazer o que foi feito aqui em Castro. Agronegócio pujante!”, apontou. O evento contou com a presença do ex-governador Beto Richa (PSDB),a ex-senadora Ana Amélia (PP) e os deputados Pedro Lupion (DEM) e Osmar Serraglio (PP).

Rodrigues apresenta plano de estado para o agronegócio

O ex-ministro Roberto Rodrigues foi o último a falar no painel e apresentou um “plano de estado” para o agronegócio brasileiro. O projeto, desenvolvido por consultores, visa colocar o Brasil como protagonista da segurança alimentar e é aplicado por 12 anos. “Temos uma condição extraordinária, temos tecnologia, temos gente, e temos terra. E eu quero que o nosso agronegócio seja campeão mundial”, afirmou Rodrigues. Um dos destaques do ex-ministro durante sua fala foi a importância da relação entre setores urbanos e rurais para atingir esse objetivo. O engenheiro agrônomo é, atualmente, titular da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP).

Empresa comemora 50 anos de história no ramo de calcário

Considerada a maior indústria de calcário agrícola do Brasil, a Calpar comemora em 2018 seus 50 anos desde a fundação. O painel dentro da Agroleite é um dos eventos que marcam as comemorações do aniversário da empresa, instalada em Castro e que atualmente produz 1,8 milhão de toneladas de calcário por ano. “A Calpar também faz parte da história do desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Participamos de todo o processo de evolução, desde a época em que ninguém sabia para que servia o calcário dentro da agricultura. Mais que fornecer produtos, também queremos levar conhecimento aos nossos clientes e parceiros através destes eventos”, destaca o diretor comercial, Paulo Bertolini.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE