PUBLICIDADE

Grupo MM completa 40 anos com meta de atingir 250 lojas

Fundador da Lojas MM e presidente do Grupo MM revelou, em entrevista ao JM e Portal aRede, a ‘receita’ para superar a crise e as projeções para o futuro

Imagem ilustrativa da imagem Grupo MM completa 40 anos com meta de atingir 250 lojas
-

Atingir a marca de 250 lojas físicas nos próximos anos. Essa é uma das metas de crescimento da Lojas MM, maior rede do comércio varejista do Estado do Paraná. A informação foi confirmada por Jeroslau Pauliki, fundador da Lojas MM e presidente do Grupo MM, em entrevista ao vivo, concedida no final da tarde desta terça-feira (17), diretamente da redação do Portal aRede. Empresa a qual foi fundada no dia 28 de fevereiro de 1978, teve as portas abertas em 4 de março, cresceu gradualmente e permitiu a expansão e criação do Grupo MM, do qual hoje Pauliki diz se orgulhar de contar com mais de 2,5 mil colaboradores, em 190 estabelecimentos comerciais. 

Conforme explicou o fundador da empresa, o crescimento previsto será gradual, começando com 12 lojas nesse ano, até chegar a um valor mais expressivo no início da próxima década. “Nesse ano, 2018, e em 2019, nosso crescimento não será muito grande, de 12 lojas, mas em 2020 eu penso que vamos partir para mais lojas, chegar a aproximadamente 250”, revelou Pauliki. Os novos investimentos serão possíveis após uma reação do mercado, já que a crise impactou diretamente todo o comércio nos anos de 2014, 2015 e 2016. “Houve uma queda e até nós tivemos que nos adaptar a novos costumes nessa época. O poder aquisitivo está mais ruim nos últimos quatro anos. No ano passado começou a dar uma ‘melhoradinha’ e nesse ano contamos com que a agricultura venha a dar um impulso maior”, diz. 

Nesse período, inclusive, cerca de uma dezena de lojas foram fechadas. “Mas abrimos outras, então praticamente estamos como estávamos há quatro anos”, esclareceu. O segredo para superar esse período de crise foi o investimento na tecnologia, em que embora não houvesse crescimento expressivo no faturamento, as despesas também não aumentaram. “Nossa empresa é enxuta. A informática veio com muita força; tem que se adaptar para não ficar na idade da pedra. Temos muitos avanços tecnológicos que fazemos para a nossa sobrevida”, relatou. Ainda assim, o crescimento médio nos últimos quinze anos foi bastante expressivo desde 2003, quando a empresa completou 25 anos, com 33 lojas e mais de 300 funcionários, recorda Pauliki. 

Outro dos segredos foi investir no capital humano. Afinal, como destacou o fundador da empresa, quem trabalha pelo MM não é considerado um funcionário, mas sim um ‘colaborador’. Há diversos colaboradores com mais de 20 anos de casa. Por vários anos a empresa recebeu diversos prêmios pelo reconhecimento como uma das melhores empresas do comércio para trabalhar. “Temos a melhor empresa para trabalhar para aquela pessoa que realmente quer crescer na sua vida, através do seu empenho. E isso nos ajuda a tornar nossa empresa nacionalmente conhecida. Na nossa Central temos um centro de treinamento com 500 assentos, onde trazemos o pessoal para fazer treinamentos em Ponta Grossa, para capacitar, qualificar para o primeiro emprego, uma, duas e até três vezes por ano”, explica.

A prova disso é que, nessa semana, em que a empresa festeja os 40 anos, em um evento na quinta-feira (19), voltado aos funcionários, Jeroslau informa que os mais antigos de casa receberão uma premiação. “Vamos premiar 92 colaboradores que têm mais de 18 anos de labuta no Mercadomóveis. Todos serão premiados e vão ganhar um dinheirinho”, ressalta. Já nessa quarta-feira (18), haverá um evento voltado para a imprensa e fornecedores.

Ciclo de expansão da Lojas MM ganhou força em 1993

A história do MM começou em 1978. Jeroslau era gerente em uma empresa quando saiu e montou uma sociedade, fundando o Mercado de Móveis, na esquina da Rodoviária de Ponta Grossa, com foco nas famílias mais humildes. Rapidamente a empresa superou as expectativas e houve a necessidade de investimentos. Segundo ele, foram entre seis a sete anos para a empresa se consolidar no mercado, de modo a permitir a abertura de filiais. Logo depois ele adquiriu a parte do sócio e, quando a empresa completou 15 anos, houve o ‘boom’. “Aí tínhamos sete lojas. Dali em diante veio os planos econômicos, e nós sempre apostamos muito em ter estoque. Veio os planos econômicos e as vendas melhoraram muito. E aí foi a multiplicação: em um ano conseguimos montar sete lojas, inclusive a da Praça, onde era a HM (Hermes Macedo), ali foi um avanço enorme e nos consolidamos”, explica. Hoje a empresa está presente em quatro estados: Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Grupo integra diversas empresas

O Grupo MM é composto, além das Lojas MM e da ‘mm.com’, pela transportadora Ponta Service, Construtora MM Paraná, Consiga (de empréstimo pessoal) e uma empresa de atacado. Há ainda o Instituto MM (do qual o Jornal da Manhã e o Portal aRede são parceiros), que realiza várias ações de cunho social, como qualificação profissional. Conforme já explicou ao JM e ao Portal aRede o vice-presidente do Grupo MM, Marcio Pauliki, em 2017 o faturamento do grupo atingiu R$ 700 milhões, com a perspectiva de ser a primeira empresa do varejo paranaense a atingir a marca de R$ 1 bilhão de faturamento, com 5 mil funcionários, até o final de 2020.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE