Hotéis de PG apostam em eventos para elevar faturamento

Cidade polo dos Campos Gerais, Ponta Grossa possui cerca de 3 mil leitos de hotéis. Mesmo sendo uma cidade turística e de grande industrialização (com o maior parque industrial do interior do Paraná), na maior parte do ano a ocupação fica, em sua maior parte, ociosa. E são justamente os eventos que impulsionam a atração de visitantes ao município, fazendo com que a capacidade se aproxime do limite ou atinja 100% da capacidade. Eventos também realizados na região contribuem para que essa taxa cresça em alguns períodos do ano - neste último caso especialmente feiras ligadas ao agronegócio. 

O Agroleite, por exemplo, realizado anualmente pela Cooperativa Castrolanda, no município de Castro, é o evento apontado pelos representantes do setor como o principal do ano. Alecsandra Hypólito, gerente geral do Premium Vila Velha Hotel, revela que a oferta de quartos esgota um mês antes. “Quando acaba, já reservam para o próximo ano. Castro tem hoteis, mas esgota e vem pra cá. Empresas são mais organizadas e reservam três ou quatro meses antes”, diz. “É um evento que preenche toda a ociosidade dos hotéis. Diria que o Agroleite está para Ponta Grossa assim como a Fórmula Um está para São Paulo”, compara o gerente geral do Hotel Planalto, Daniel Wagner.

Nos próximos dias, inicia outro evento que atrai grande número de pessoas ao setor em Ponta Grossa, o Show Tecnológico da Fundação ABC, em Ponta Grossa, ao lado da fábrica da Frísia. Em maio também há a ExpoFrísia, em Carambeí. No entanto o segundo principal evento para o setor é o Congresso ADM. “De alguns anos para cá, quando foi reformulado, tem esse apelo grande, se tornou maior e movimenta a cidade”, explica Wagner. Alecsandra lembra, também, de eventos como Fenata e outros ligados ao mundo acadêmico ou área médica. A Münchenfest, por sua vez, não é dos eventos que não trazem grande impacto ao setor hoteleiro. 

Outros eventos itinerantes foram apontados com destaque por Wagner. “No ano passado, por exemplo, tivemos os Jogos dos Contabilistas do Paraná. E teve os Jogos do Sesi. É por isso que o setor precisa intervir para que venha mais eventos para a cidade”, diz. Por esse fato, Alecsandra Hypolito lembra a importância da associação de ‘players’ do setor ao Ponta Grossa Campos Gerais Convention Bureau (PGCG CVB). “Quanto tem esses eventos, distribuímos o ‘calendário de eventos’, preparados para esses períodos”, conclui a gerente geral do Premium Vila Velha. 


Convention recebe cadastros para o Calendário Oficial

O Ponta Grossa Campos Gerais Convention Bureau (PGCG CVB) iniciou o período do cadastro de atrações para compor o calendário oficial de eventos. Organizadores e promotores de eventos científicos, como feiras, congressos, seminários e outros, e de eventos culturais, como festas e festivais, podem fazer a divulgação gratuitamente. O cadastro acontece no site www.pontagrossacvb.com.br/cadastreseuevento e inclui nome do evento, data, tipo, fluxo de pessoas e contato. A análise do cadastro acontece em até uma semana pela equipe executiva. Acontecimentos com maior fluxo turístico podem integrar o calendário de eventos oficial do Estado, informado anualmente à Paraná Turismo e ao Paraná Convention & Visitors Bureaux

Com os dados na agenda, o serviço possibilita aos moradores e visitantes na Região dos Campos Gerais do Paraná conhecimento sobre o que está acontecendo, facilitando momentos de lazer, aprimoramento de conhecimento e presença em atividades científicas. “Procuramos sempre mapear e disponibilizar os principais acontecimentos na região em nosso site, o que possibilita aos associados se preparem com antecedência para a demanda. Além disso, o serviço possibilita que todos saibam o que está acontecendo no local em que vivem”, comenta Marcelo Amaral, gerente executivo do Convention.

 

Empregos

A nova legislação trabalhista, explica Daniel Wagner, permite que haja uma contratação maior de pessoas, para trabalhar nos dias de maior fluxo. “Agora, com o trabalho intermitente, a legislação permite, contratando mais pessoas para trabalhar naqueles dias, que não teriam essa oportunidade pela lei anterior. São manobristas, garçons, camareira, entre outros, aumentando a mão de obra”, alega. 

Rotary comemora 113 anos no Terminal Central em PG

Rotary comemora 113 anos no Terminal Central em PG...

Mais de 3,5 mil pessoas visitam o 21º Show Tecnológico

Mais de 3,5 mil pessoas visitam o 21º Show Tecnológico...

Empresa de PG participa de Feira Internacional

Empresa de PG participa de Feira Internacional...

MC Cerejinha deleta videoclipe e faz desabafo

MC Cerejinha deleta videoclipe e faz desabafo...

UEPG arrecada 800kg e marca início do Selo Social Acadêmico

UEPG arrecada 800kg e marca início do Selo Social Acadêmico...

Jovem é preso com faca perto de colégio estadual

Jovem é preso com faca perto de colégio estadual...

Por telefone, vítima cai em golpe e passa dados a bandido

Por telefone, vítima cai em golpe e passa dados a bandido...

Público que assiste TV na madrugada é maior que o das manhãs

Público que assiste TV na madrugada é maior que o das manhãs...

Ladrões simulam pneu furado para praticar roubo

Ladrões simulam pneu furado para praticar roubo...

Uma coisa leva a outra: os impactos climáticos

Uma coisa leva a outra: os impactos climáticos...

Bom Dia Astral: Confira seu horóscopo para sexta-feira (23/02)

Bom Dia Astral: Confira seu horóscopo para sexta-feira (23/02)...

Coluna RC desta sexta-feira (23/02)

Coluna RC desta sexta-feira (23/02)...

Carambeí vai construir 154 casas através do ‘Morar Bem’

Carambeí vai construir 154 casas através do ‘Morar Bem’...

Idoso é preso por suspeita de tráfico em PG

Idoso é preso por suspeita de tráfico em PG...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS