PUBLICIDADE

Novas regras para a contratação de estagiários focam no caráter técnico

Já em vigor, novas regras para a atividade de estágio priorizam o ramo de atuação e se destacam pela profissionalização

Imagem ilustrativa da imagem Novas regras para a contratação de estagiários focam no caráter técnico

Já estão valendo as novas regras em Ponta Grossa para a atividade do estágio, conforme regulamentação publicada em decreto no Diário Oficial do município na semana passada. No início desta semana foram abertas as 15 primeiras vagas neste novo método, e, nesta quarta-feira (17), houve a primeira seleção. Entre os 30 candidatos requeridos para as vagas de auxiliar de farmácia, 15 foram escolhidos, de acordo com requisitos que a secretaria necessitava. A apresentação deles ocorre nesta quinta-feira.

Conforme explica Victor Hugo de Oliveira, diretor do departamento de qualificação profissional da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional de Ponta Grossa destaca as principais características dessa alteração. Segundo ele, tudo funcionará de uma forma ainda mais profissionalizada, focando no caráter técnico. “Agora existe um modelo de requisição para todas as secretarias para solicitar o estagiário com todas as suas requisições. As vagas serão divulgadas através da Agência do Trabalhador e a seleção ocorre pela Sala de Qualificação. Faremos o teste seletivo como se fosse uma empresa para mandar o estagiário pronto, como pedido”, explica, acrescentando que as pessoas serão inseridos conforme seus méritos.

As novas medidas, adianta Oliveira, irão beneficiar não só os estagiários, em um acompanhamento mais detalhado, mas também o município, já que a seleção ocorrerá voltada para a área de formação do interessado em estagiar. Por exemplo: se surgir vaga na área da saúde, a prioridade é para alunos de cursos relacionados a este setor. Assim, os resultados são potencializados. “Isso vem de encontro com uma solicitação do promotor Márcio Dantas. Além de tudo isso, vamos também fazer o acompanhamento trimestral e uma avaliação dele, para ter ideia do andamento desse estágio, se as metas estão sendo atingidas”, esclarece.

O prazo máximo de permanência em estágio é de até dois anos, porém com essa nova metodologia, haverá outros benefícios aos estagiários, já que poderá haver o encaminhamento deles direto para o mercado de trabalho, devido ao acompanhamento. “Nosso papel na Sala de Qualificação vai além da Prefeitura: os estagiários que se destacarem estaremos ofertando para as grandes indústrias, comércio”, ressalta Oliveira.

Primeira seleção foi um sucesso, diz Victor Hugo

De acordo com Victor Hugo de Oliveira, o primeiro processo seletivo, realizado nesta quarta-feira, foi um sucesso. Como ele explica, a ideia é ter diversos candidatos para uma vaga, para fazer uma seleção mais específica. “Divulgamos em veículos de comunicação e fizemos a seleção, escolhendo 15 pessoas, de acordo com os requisitos, entre os 30 candidatos. A maioria são alunos do curso técnico do Colégio Elzira, então foi bem legal”, explica. Segundo ele, as vagas vão sendo abertas de acordo com as demandas das secretarias.

Oportunidades

Atualmente a Prefeitura tem cerca de 400 estagiários, o que a torna a maior geradora de oportunidades aos jovens. “Nenhuma empresa chega perto de dar essa condição. É a maior colaboradora da cidade quanto ao primeiro emprego, e o destaque é que é remunerado”, lembra. Os valores variam conforme a carga horária e o grau de instrução, variando de R$ 468 a R$ 937 mensais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE