PUBLICIDADE

Está na hora de recuperar o fôlego do seu negócio

Por Diogo Macenhan

Imagem ilustrativa da imagem Está na hora de recuperar o fôlego do seu negócio

Até alguns dias atrás estávamos em meio a um tsunami e agora, parece que o pior já passou. As coisas parecem que estão voltando gradativamente ao normal, ao “novo normal” e com isso muitas pessoas estão reabrindo os seus negócios. Porém, ouso afirmar que nada será como antes, a saber disso, surgem muitas dúvidas.

A grande maioria dos empreendedores sentem que estão travados, sem saber ao certo para onde canalizar sua energia e como utilizar de forma eficiente os recursos e pessoas disponíveis em suas empresas, se muitas vezes resta tão pouco para investir. Outros empreendedores, se perguntam constantemente: quanto tempo eu aguento? Como encontrar uma solução para que o meu negócio ganhe um pouco mais de folego e se reinvente?

Tem ainda aqueles que se questionam se depois de tanto quebrar a cabeça e pensar em diferentes soluções para a crise, se realmente encontraram uma saída. E por fim, a pergunta de um milhão de dólares: quando tudo isso vai acabar? Como deixar de viver no modo esperança e encontrar ideias que irão salvar a empresa?

A resposta para todos esses questionamentos não é tão simples, mas está ligada diretamente a capacidade de criar e inovar. A maior vantagem competitiva das empresas nesse momento é ser ágil. Muitos empreendedores imaginam que a inovação está ligada a tecnologias de ponta, como robôs, nanotecnologia, internet das coisas, etc. Mas não! Ela está relacionada a ações incrementais, a conseguir soluções muitas vezes simples para problemas específicos.

 Aprimorar a experiência do cliente é fator chave para o sucesso, isso pode ser feito através de aplicativos de conversa, mais especificamente através de contas comerciais que auxiliam no processo da venda. Responder rapidamente os clientes é algo essencial.

Outro ponto que vale a pena ser destacado é a presença nas redes sociais, para muitos clientes a empresa que não está na internet, não existe. Crie engajamento, desperte o interesse dos clientes em acompanhar as suas publicações, talvez vender através da internet seja uma opção valida para aumentar o faturamento.

O distanciamento social pode ser uma ótima oportunidade para que os delivreis entrem em ação. Essa alternativa é valida para diversos tipos de estabelecimentos, desde restaurantes até a lojas de roupas. O importante é compensar a falta de vendas com ações pontuais.

Faça do limão uma limonada nessa pandemia, esteja em processo de capacitação constante, ainda mais se estiver com algum tempo livre, adquirir novos conhecimentos e habilidades são fundamentais para driblar as variáveis da gestão empresarial.

Todos nós vivemos momentos difíceis ao longo da vida e as vezes eles parecem que demoram para passar, felizmente existem muitas maneiras de remanejar esses sentimentos desagradáveis. Encontre a melhor forma para você. Por fim, saiba que entre raízes e flores há um tempo de crescimento e transformação.

Diogo Macenhan é Administrador, pós-graduado em gestão de pessoas com coaching, consultor de negócios, especialista em inovação, planejamento estratégico e metodologias ágeis. Palestrante e professor apaixonado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DEBATES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE