PUBLICIDADE

Ponta Grossa, celeiro de grandes talentos

Imagem ilustrativa da imagem Ponta Grossa, celeiro de grandes talentos

Por Gustavo Brandão

Segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) foram criados 761.776 empregos com carteira assinada no Brasil, saldo de 2019.  Como pano de fundo trago essas informações para o seguinte questionamento: na prática como se dá esse crescimento de empregos aqui em Ponta-Grossa, PR? Será que nossos jovens estão tendo oportunidades proporcionais ao crescimento de empregos efetivados no País?

Quero iniciar perguntando para você jovem ponta-grossense, você está se preparando para o mercado de trabalho? Parece um tanto quanto contraditória essa pergunta aqui em PG, que podemos classificar como cidade universitária, mas quero ir além das capacidades técnicas e habilidades essenciais, vamos seguir que explicarei melhor. O fundador do Word Economic Forum (WEF), Klaus Schwab, afirmou que estamos em transição para a Quarta Revolução Industrial, onde tecnologias biológicas, digitais e físicas irão modificar – (e já modificam) consideravelmente a maneira em que vivemos, inclusive a maneira em que trabalhamos.

“Ok, Gustavo, entendi! Mas de que maneira isso se aplica no mercado de trabalho de Ponta Grossa, e que cargas d’gua têm a ver com nós, jovens esbeltos cheios de saúde?” Digo que de todas as maneiras. Vamos à mais alguns dados e sem rodeios, vamos à cereja do bolo. Guarde bem o que vou escrever aqui, reflita sobre e haja imediatamente. 

A ONU aponta as 10 habilidades do profissional do futuro: 

Flexibilidade cognitiva, negociação, orientação para servir, julgamento e tomada de decisões, inteligência emocional, coordenação/conexão com os outros, gestão de pessoas, criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas complexos. São o que chamamos de Soft Skills competências que integram a personalidade e o comportamento profissional, potencializando seus resultados. Outra pesquisa global realizada em 2017 pela Capgemini Digital Transformations Institute, 60% das empresas está em uma crise de Soft Skills entre seus funcionários, é um grande calcanhar de Aquiles de muitas empresas, e em Ponta Grossa não é diferente. 

Mas o que fazer então Gustavo? Primeiro dê uma corridinha no Parque Ambiental para refletir e digerir essa realidade do mercado atualmente. Após isso, faça uma pesquisa rápida em todos lugares que ofertam cursos para desenvolver essas capacidades, e veja qual mais se adéqua a trajetória profissional que você planejou (espero que tenha planejado, bom... esse é outro campo que discutirei em uma próxima ocasião). 

Cursos de oratória, comunicação, linguagem corporal, como escrever melhor, como vencer a timidez, como falar em público, inteligência emocional... Entre inúmeros cursos que são possíveis dee encontrar até gratuitamente e online, não tem desculpa para não fazer.  Existem também reuniões espalhadas pela cidade em que as pessoas falam de liderança, empreendedorismo, visão estratégica, qualidade de vida e muitos temas relevantes para você participar. Deixe um pouco o Facebook, Instagram e Whatsapp de lado, para ir até essas reuniões, atrás dessas pessoas, fazer esses cursos, gerar novos contatos. Não quero apelar, mas, pelo amor de Deus, faça isso. 

Existem muitos ecossistemas e movimentos orientados ao resultado e aprimoramento pessoal em nossa cidade, no entanto não são valorizados, condição local que precisamos quebrar, imediatamente. 

Para finalizar, ainda sobre o título dessa discussão que trago aqui, você é o grande talento, busque sua lapidação, esteja com pessoas que respiram desenvolvimento. Pode ter certeza que seu currículo não será usado como rascunho, mas muito valorizado pelas empresas e organizações que precisam desse profissional de alta performance. Ah! E sobre as capacidades técnicas: se você tem essas competências que mencionei acima, é muito provável que algumas empresas terão o prazer de desenvolvê-las, pois você tem o mais importante contigo.

Gustavo Brandão é leitor do Jornal da Manhã. Contato: [email protected]

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DEBATES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE