PUBLICIDADE

Os caminhoneiros são o Brasil

Imagem ilustrativa da imagem Os caminhoneiros são o Brasil

Por Ricardo Zampieri

Em 2013, o slogan das manifestações era “o gigante acordou”. Cinco anos depois, com a greve dos caminhoneiros mudando a rotina de boa parte da população brasileira, a ideia mudou: dessa vez o gigante não só acordou, como parou todo o Brasil. Os caminhoneiros, nesse caso, não representam apenas os transportadores, mas sim todo o país; os caminhoneiros são o Brasil. Essa é uma greve que tem canalizado todo o descontentamento de toda sociedade brasileira com a situação política e econômica.

Na prática, o caminhoneiro representa o típico brasileiro que mais sofre com o desgoverno que tomou conta do país. O profissional da estrada trabalha muito, carrega uma responsabilidade imensa nas costas, tem uma margem de lucro mínima, paga impostos a perder de vistas e luta para sobreviver (literalmente). Para esses batalhadores das estradas, um novo aumento nos combustíveis foi demais.

A política de preços do Governo Federal se mostra falida: os reajustes constantes nos preços praticados na bomba prejudicam não só os caminhoneiros ou quem possuí carro, mas sim toda a população. O custo do combustível está presente nos diversos serviços e produtos e a política econômica equivocada em um setor como esse acaba provocando um efeito em cascata no mercado.

Dessa forma, presto aqui minha solidariedade aos caminhoneiros que levaram às estradas o descontentamento de uma sociedade que não suporta mais os resultados da corrupção no setor público. Com a Petrobras sendo saqueada por mais de 15 anos por vários partidos, principalmente o PT e o PMDB, o Brasil deixou de ter protagonismo no setor de combustíveis e passou a ser coadjuvante e o resultado está aí, nas ruas e nas estradas.

Por mais que a greve nacional dos caminhoneiros possa apresentar algum transtorno imediato, ela é necessária em um país que precisa se reinventar, como é o caso do Brasil. As paralisações retratam a situação de um povo que não suporta mais pagar tantos impostos sem ter o básico de volta, sem conseguir exercer os direitos democráticos básicos previstos na Constituição. Por isso, os caminhoneiros são o Brasil nesse protesto!

Na figura de vereador, não só me solidarizo como destaco meu apoio aos colegas que estão nas estradas, fazendo sua parte por um país melhor. Para o restante da população a oportunidade de contribuir com um Brasil melhor virá em outubro, quando escolhemos nossos novos representantes políticos. Torço para que o sentimento de mudança continue e traga reflexos nas urnas.

Ricardo Zampieri é comunicador e vereador de Ponta Grossa pelo PSL

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DEBATES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE