PUBLICIDADE

Conscientização da emergência

Imagem ilustrativa da imagem Conscientização da emergência

Muito importante a campanha deflagrada, em Ponta Grossa, pelo comando do 1º Batalhão da Polícia Militar para instruir a população sobre o uso correto do telefone de emergência. Este tipo de trabalho ganha relevância por se propor a conscientizar as pessoas a recorrerem ao tridígito 190 em apenas situações excepcionais.

O 190, talvez por ser mais conhecido da população, é o mais procurado pelas pessoas diante de uma emergência. Mas nem sempre é o telefone mais indicado. Muitas pessoas ligam no 190 para, por exemplo, pedir informações sobre pontos turísticos, hospitais, endereços, situações de trânsito, entre outros, que não são de competência da Polícia Militar. O 190 é um telefone destinado para emergências e urgências policiais.

É preciso que a população tenha consciência sobre o uso dos telefones de emergência, pois aquele que hoje está fazendo mau uso e atrapalhando o sistema, a qualquer minuto pode precisar dele.

Os telefones de emergência existem para que o cidadão possa ter acesso aos serviços, geralmente, em momentos de aflição, difíceis em sua vida. São de atendimento às necessidades prioritárias, por isso é importante que o cidadão entenda que obstruir estes serviços acarreta sérios problemas ao atendimento. É importante que se faça bom uso para que não atrase situações que já são prioritárias.

Passar trote para a polícia é crime e a pena pode chegar a seis meses de prisão. Além do crime, uma falsa comunicação de emergência para a polícia acaba por evitar que uma pessoa que realmente precise de ajuda seja atendida.

Os prejuízos causados à sociedade pelos trotes ao 190 podem ser observados na falsa sensação de gratuidade, já que a conta dessas ligações é paga pelos contribuintes, e a impossibilidade de atendimento de uma ocorrência real, já que no momento do trote uma emergência deixa de ser atendida, o que pode colocar vidas em risco.

Como exemplo, o trote é capaz de gerar um deslocamento de viaturas que pode chegar ao custo de R$ 1 mil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DEBATES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE