PUBLICIDADE

Reitor da UEPG lança livro em noite de autógrafos

Miguel Sanches Neto lançou o livro "O último endereço de Eça de Queiroz” no Shopping Palladium

Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, durante lançamento do seu novo livro
Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, durante lançamento do seu novo livro -

O escritor Miguel Sanches Neto promoveu, na última quinta-feira (17), em Ponta Grossa, uma noite de autógrafos do livro “O último endereço de Eça de Queiroz”. O evento, realizado nas Livrarias Curitiba, marcou o lançamento regional da obra, pela Companhia das Letras.

Antes da sessão de autógrafos, num bate-papo com os leitores, Sanches relatou que a ideia do livro surgiu em 2015, quando o autor morava em Portugal. Já o processo de escrita levou sete anos, desde 2018, e meados de 2019, até a conclusão em 2022.  “E esse foi, particularmente, o livro mais difícil para mim, porque escrevi quando eu já estava na reitoria, nas madrugadas, nos finais de semana e nos feriados, que era o tempo que eu tinha”.

Durante a sua fala, Miguel Sanches Neto explicou os caminhos que percorreu para chegar até “O último endereço de Eça de Queiroz”. Disse que o livro foi sendo construído a partir de um conjunto de experiências: da releitura da obra de Eça de Queiroz - estudo do pós-doc em Portugal; das vivências que o autor teve no país durante um ano convivendo com as pessoas, levando o filho na escola, em um restaurante, tendo uma vida não como turista, mas como uma pessoa integrada à sociedade portuguesa.

Vivendo na ‘terrinha’, Sanches começou a imaginar um romance que representasse o brasileiro que, na primeira oportunidade, quando tem uma decepção com o país, diz que vai para Portugal. “O livro é um pouquinho dessa ideia, dos brasileiros que recusam o Brasil”.

Na obra, o narrador é um brasileiro que recusa o Brasil e que vai para Portugal. Lá, é discriminado e passa por uma modificação: vai se descobrindo como um brasileiro do interior do Paraná e que, em nenhum momento, ele é ou será um europeu. “Então, o romance é para ser divertido. Se vocês não estiverem rindo na hora da leitura, tem alguma coisa errada”, diz o autor.

Sanches complementa que, o livro é para ser divertido e crítico. “A arte continua a incomodar. E se não for assim, quem é que vai incomodar?”

Lançamento em Curitiba

Na próxima quarta-feira (23), o autor realiza evento similar, em Curitiba, com sessão de autógrafos, na Livraria da Vila, Pátio Batel, às 19h.

Sobre o autor

Miguel Sanches Neto  nasceu em 1965, em Bela Vista do Paraíso, Paraná. Publicou mais de trinta livros - entre eles romances, críticas, poesias, crônicas e contos. Pela Companhia das Letras, publicou O Chá das Cinco com o Vampiro; A bíblia do Che; A Bicicleta de Carga; e A máquina de Madeira -  finalista dos prêmios São Paulo e Portugal Telecom.

Miguel Sanches Neto, conhecido nacionalmente pelos romances Chove sobre minha infância; Um amor anarquista; e A primeira mulher, recebeu os prêmios Cruz e Sousa e o Binacional das Artes e da Cultura Brasil-Argentina.

Doutor em Letras pela Unicamp, o autor é professor e reitor na Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE