PUBLICIDADE

Congresso destaca o protagonismo dos alunos

Principais destaques são os próprios alunos da rede municipal

Congresso da Educação está sendo realizado até quinta-feira (15).
Congresso da Educação está sendo realizado até quinta-feira (15). -

Quem já passou pelos estandes e plateias do IX Congresso de Educação de Ponta Grossa, no Parque Ambiental, já percebeu que os principais destaques são os próprios alunos da rede municipal. Além de protagonizarem apresentações artísticas no palco principal, eles também se colocam como autores de seus projetos, em demonstrações na tenda de Inovação e Aprendizagem Criativa.

Até esta quinta (15), aniversário de Ponta Grossa, os alunos recebem os visitantes do IX Congresso de Educação para apresentação de seus projetos escolares de dança, teatro e também pedagógicos, onde exibem explicações afiadas. Entre os pequenos da Educação Infantil, tem até demonstrações de experiências científicas.

A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, explica que o objetivo da iniciativa é demonstrar para a comunidade e para os próprios alunos que eles possuem condições de serem protagonistas de seu aprendizado. “Com este exercício eles desenvolvem habilidades sociais, assimilam formas de interação e desenvolvem sua própria forma de comunicar o conhecimento que adquiriram durante os trabalhos. Eles estão mostrando para a sociedade o produto de seu trabalho e isso tem uma enorme importância para a sua formação. É um passo que estamos dando em direção a uma escola que forma professores e alunos com pensamento inovador”, considera Simone.

Anne Isabelly de Oliveira, 10 anos, aluna do 5º ano da Escola Municipal Nelson Pereira Jorge, foi uma das apresentadoras do trabalho da escola sobre sustentabilidade. A turma construiu uma casa sustentável com teto solar e maquetes representando uma cidade insustentável – poluída. “Todo o material que a gente usou para fazer essas coisas seria jogado fora. Eu gostei porque a nossa turma pode passar bastante tempo juntos e aprendemos a como reduzir o lixo. Eu acho que a gente fez um bom trabalho, porque trabalhamos em equipe”, conta a jovem, que explicou o funcionamento de uma casa com recursos sustentáveis.

“Desenvolvemos o projeto na turma e ficou tão interessante que apresentamos para toda a escola. Isso gerou um protagonismo tão grande neles, que quando veio a proposta de vir para o Congresso, topamos de pronto, porque eles estavam totalmente envolvidos”, conta a professora da turma, Daniele Scariote Greggio.

Os alunos do CMEI Maria da Graça Franke Minini, com 05 anos, passaram o dia demonstrando o funcionamento de um vulcão e falando sobre dinossauros para os alunos do município que visitaram o estande do Centro Municipal de Educação Infantil. Adriana de Fátima Carneiro Dias, professora há 10 anos na rede municipal, acredita que o protagonismo dos alunos é um diferencial na rede municipal de hoje. “Eu penso que o que temos de mais interessante no momento é exatamente essa forma de pensar, de que as crianças podem exercer esse papel de protagonistas, de receberem as pessoas e de desenvolverem essa habilidade”, afirma.

Programação

Os alunos e professores podem visitar o IX Congresso de Educação: Educação com equidade – Compromisso com o direito de aprender – e a Feira do Livro 2022 até esta quinta (15), aniversário de Ponta Grossa, das 8h às 20h. Durante o dia são realizadas diversas apresentações artísticas em vários pontos do Parque Ambiental, como nas tendas de contações de histórias, além do estande Mostra Pedagógica e de Inovação e Aprendizagem Criativa.

Com informações da Assessoria de Imprensa 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE