PUBLICIDADE

Educação no PR é destaque no IDEB

Índice nunca foi tão positivo para a educação paranaense

Índice nunca foi tão positivo para a educação paranaense
Índice nunca foi tão positivo para a educação paranaense -

Em meio ao período de escolas fechadas devido à pandemia, a educação pública do Paraná recebeu um grande incentivo para seguir em frente, quando, em setembro de 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019. E ele nunca foi tão positivo para a educação paranaense.

A rede estadual de ensino obteve o seu maior crescimento desde o início da série histórica em 2005 e o aumento mais expressivo do Brasil no ensino médio em relação a 2017 (de 0,7), subindo o índice de 3,7 para 4,4. O resultado fez o Paraná saltar do 7º para o 3º lugar – ao lado de Pernambuco – entre as redes estaduais do País, atrás apenas de Goiás e Espírito Santo.

Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º anos), a nota da rede estadual também obteve o maior crescimento absoluto do País ao lado de Bahia e Pará (0,5) e deu o mesmo salto do 7º para o 3º lugar na classificação nacional, com o índice de 5,1, um décimo atrás de São Paulo e Goiás.

“Todo o esforço que temos feito na Educação, principalmente com o trabalho feito por professores e todos os profissionais das escolas, se reflete na melhoria do desempenho dos nossos alunos. Além disso, estamos reduzindo a distância do ensino público para o particular”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Essa redução da diferença da nota entre o ensino privado e o ensino público foi de 2,2 para 2,0 pontos no ensino médio e de 2,1 para 1,6 ponto nos anos finais do fundamental.

Nos últimos 3 anos e meio, o Paraná vem trabalhando em várias frentes para que a aprendizagem evolua, com a implantação de programas como o Presente na Escola, focado no aumento da frequência escolar, o Mais Aprendizagem, de reforço no contraturno, o Prova Paraná, para diagnosticar o nível de conhecimento dos estudantes, além do Formadores em Ação, de formação continuada para os professores e inovações pedagógicas com a implementação das plataformas digitais Redação Paraná, Inglês Paraná, Matemática gamificada e o ensino de programação e robótica.

Prova - A rede estadual do Paraná evoluiu todas as suas notas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019. Seja em Língua Portuguesa ou Matemática, o desempenho cresceu: no 9º ano do Ensino Fundamental a média padronizada foi de 5,42 para 5,53 e no 3º ano do Ensino Médio de 4,46 para 4,85.

Junto das taxas de aprovação, o Saeb é o conjunto de avaliações em larga escala aplicado a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, que reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes e  compõe a nota do Ideb. Considerando só o Saeb, o Paraná obteve a melhor nota nos anos finais do ensino fundamental e a quarta no médio.

Ideb - O Ideb é o principal indicador de qualidade da Educação do Brasil, sendo divulgado a cada dois anos. Sua avaliação considera o índice de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep (Saeb).

O índice é calculado a partir da multiplicação entre os indicadores de desempenho e rendimento no intervalo de 0 a 10. Se um sistema educacional possui taxa de aprovação de 90% e nota padronizada no Saeb igual a 6, seu Ideb será 5,4 (que é a multiplicação de 0,9 por 6).

Agora, em setembro, a previsão é que o Inep divulgue o Ideb relativo a 2021.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE