PUBLICIDADE

Samu realiza treinamento para professores

O evento acontece no Centro de Cultura e é promovido pela Secretaria de Educação de Ponta Grossa, em parceria com o Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSAMU) e Fundação Municipal de Saúde

O evento acontece no Centro de Cultura e é promovido pela Secretaria de Educação de Ponta Grossa, em parceria com o  Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSAMU) e Fundação Municipal de Saúde.
O evento acontece no Centro de Cultura e é promovido pela Secretaria de Educação de Ponta Grossa, em parceria com o Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSAMU) e Fundação Municipal de Saúde. -

Nesta sexta-feira, 02 de setembro, acontece o "SAMU/Escola", um curso para mais de 120 professores e auxiliares dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O evento acontece no Centro de Cultura, a partir das 13h, e é promovido pela Secretaria de Educação de Ponta Grossa, em parceria com o  Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSAMU) e Fundação Municipal de Saúde.

O curso abordará temas como: noções de primeiros socorros, reanimação cardiopulmonar, abordagem primária, e atendimentos a obstrução de vias aéreas, a hemorragias e epistaxe (perda de sangue pelo nariz), a crise convulsiva, a queimaduras e ao trauma.  

"É importante realizar esse tipo de treinamento para professores e auxiliares, para que possam prestar atendimento de primeiros socorros na escola, com conhecimento e preparo, visando socorrer estudantes e profissionais presentes no ambiente escolar", diz o Diretor de Enfermagem do CIMSAMU, Rinaldo Levandoski. "Muitas vezes, perde-se tempo útil de socorro por não haver pessoas preparadas para oferecer os primeiros socorros e, até mesmo, para o acionamento do SAMU com as informações necessárias", acrescenta. 

O SAMU Escola foi desenvolvido nos anos de 2015 a 2019, e agora está sendo retomado. Rozangela Ribeiro, responsável pelo projeto, servidora da Fundação Municipal de Saúde, conta como foi a idealização e implantação: "Eu trabalhava na Central de Regulação e, devido ao número de ocorrências que aconteciam nas escolas, surgiu a ideia do projeto". Ela também destaca que era elevado o número de chamadas falsas feitas por crianças. "Percebemos que muitos trotes eram de crianças, nos horários de entrada e saída da escola. Por isso, resolvemos trabalhar sobre o trote também", acrescenta.

"Vale destacar a importância da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Fundação Municipal de Saúde e CIMSAMU, que é relevante para ganhar força, o projeto não pode parar", defende Rozangela. "Os professores estão em constante contato com crianças. Aproveitamos e trabalhamos outras questões, por exemplo como utilizar o serviço, a importância e o custo", conta. 

Serão realizados treinamentos nas últimas sextas-feiras de cada mês e as próximas edições devem incluir também estudantes das escolas municipais. "O programa é contínuo, para haver reciclagem dos conteúdos. Também reunimos toda a rede, professores, auxiliares, educadores físicos, zeladoras, merendeiras, todos os profissionais recebem orientação", finaliza Rozangela. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE