PUBLICIDADE

UEPG promove valorização a idosos em Campanha

Sensibilização no Terminal Central orientou os idosos sobre qualidade de vida e como denunciar a violência

Sensibilização no Terminal Central orientou os idosos sobre qualidade de vida e como denunciar a violência
Sensibilização no Terminal Central orientou os idosos sobre qualidade de vida e como denunciar a violência -

Sensibilização no Terminal Central orientou os idosos sobre qualidade de vida e como denunciar a violência

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) escolheu o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, na quarta (15), para lançar a campanha Sensibiliza Campos Gerais. A ação é coordenada pelo Núcleo de Assistência Social, Jurídica e de Estudos sobre a Pessoa Idosa (Nasjepi) e busca mobilizar a sociedade para a prevenção e conscientização da violência contra a pessoa idosa.

As atividades de sensibilização iniciaram no Terminal Central, com panfletagem e conversa com idosos sobre qualidade de vida e formas de denúncias contra violências. “Percebi que as pessoas estão aderindo à campanha, conversam e perguntam sobre canais de denúncia, então vejo que estamos conseguindo passar informações”, explica a professora coordenadora do Nasjepi, Maria Iolanda de Oliveira.

O fato de levar projetos da UEPG para perto da comunidade faz com que informações produzidas pela instituição se tornem mais acessíveis. “As pessoas passam a compreender a importância da Universidade, com alunos tralhando em conjunto e as pessoas saberem que têm um espaço que faz esse tipo de ação, então aqui a gente presta um serviço”. Oliveira acredita que a ação dá visibilidade a formas de denúncia das violências que idosos sofrem. “As próprias pessoas idosas têm a dificuldade de reconhecer que estão sofrendo violência pela falta de conhecimento e informação, então estamos buscando atingir o maior número de pessoas, com palestras, colóquio e conversas. Para profissionais, estudantes e pessoas idosas, estamos fazendo a integração, interação e união de esforços”, completa.

O Terminal Central ganhou a presença de estudantes dos cursos de Serviço Social e Educação Física, que passaram orientações e informações sobre formas de violência, além de avaliação física. A aluna Safira Pereira, participante do Nasjepi, destaca a importância de trabalhar na extensão diretamente com a comunidade. “Na teoria, muitas vezes, conceitos ficam abstratos e aqui, na prática, nos sentimos úteis para a sociedade”, pontua.  Para Safira, é importante mostrar para a pessoa idosa que ela também tem direitos e é digna de proteção. “Muitas vezes, o idoso é negligenciado e isso aumenta na velhice, pelo fato dele não ser centro de debates. Trazer um movimento de sensibilização para a população é mostrar para idosos ela que eles não precisam sofrer calados”.

Luttianne Silva é assistente social e aluna egressa do curso de Serviço Social da UEPG. “Desde que entrei na graduação, sempre busquei seguir estudos sobre as pessoas idosas. Foi aí que conheci o Nasjepi. Porque o envelhecimento é algo que não é tão debatido atualmente”, conta. O fato da população estar envelhecendo e de que, no futuro, existam mais idosos na sociedade, fez com que Luttianne buscasse trabalhar com o tema. “Nós teremos a oportunidade de nos tornarmos pessoas idosas, então por que não melhorar a qualidade de vida pra quando a gente chegar lá?  É uma forma da população em geral se tornar consciente dos seus direitos e deveres”, avalia.

Além do Nasjepi, o projeto de extensão UEPG Natividade participou da ação. Idosos puderam conversar com estudantes e ganharam avaliação em saúde, além das medidas de circunferência, cintura, quadril e panturrilha, para detectar risco de desenvolvimento de doenças crônicas. Caso tenham interesse, os participantes são convidados para uma avaliação mais completa na UEPG. Segundo a professora coordenadora Luiza Herminia Gallo, o Natividade colabora com ações de valorização de idosos em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa, com avaliação física, testes cognitivos e perfil do idoso. “A partir disso, conseguimos passar exercícios para essa população, para que trabalhem fortalecimento muscular. O objetivo final é promover qualidade de vida para, queremos que eles vivam mais com mais qualidade de vida nesses anos extras”, explica.

Luiza destaca que o principal objetivo da campanha é conscientizar e dar atenção a idosos. “A partir do momento que você para e entrega um folheto e convida para conversar, não importa se o ônibus já chegou, a pessoa já se sente importante. A nossa maior ação não é nem relacionada a teste físico é dar atenção para aquela pessoa que muitas vezes mora sozinha, então conseguimos tocar as pessoas de maneiras diferentes”, finaliza.

Programação

Em 27 de junho, acontece o 8º Colóquio sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, no auditório do Colégio Sant’Ana, com mesas redondas e palestra com Adriana Santos de Oliveira, presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso. Durante todo o mês, prédios de instituições parceiras terão a fachada iluminada com a cor violeta, símbolo da campanha. O Colóquio Sobre Violência Contra a Pessoa Idosa está com inscrições abertas para idosos, familiares, profissionais, estudantes, instituições e entidades que atendem a população idosa.

Apoio

Apoiam a Campanha os projetos de extensão UEPG Natividade; Educação em Saúde; Foca Foto; Agência de Jornalismo; Incubadora de Empreendimentos Solidários; e Universidade Aberta à Terceira Idade. O Hospital Universitário da UEPG participa por meio da Liga Acadêmica de Enfermagem; Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso; e Setor de Serviço Social. O Serviço de Obras Sociais e Sesc Ponta Grossa também participam das iniciativas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE