PUBLICIDADE

Hemepar alerta para necessidade de mais doadores

Atualmente, os estoques estão cerca de 30% abaixo do necessário. O Hemepar é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Atualmente, os estoques estão cerca de 30% abaixo do necessário. O Hemepar é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). -

A partir de junho, com a diminuição das temperaturas, o número de doações costuma cair, comprometendo os estoques de sangue dos hemonúcleos. Atualmente os estoques estão, em média, 35% abaixo do necessário.

No Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta terça-feira (14), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) faz um alerta para que os doares compareçam nas unidades de coleta do Estado. A partir de junho, com a diminuição das temperaturas, o número de doações costuma cair, comprometendo os estoques de sangue dos hemonúcleos. Atualmente, os estoques estão cerca de 30% abaixo do necessário. O Hemepar é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O secretário de Estado da Saúde, César Neves, aproveita a data para alertar os doadores sobre a necessidade de haver a regularidade das coletas em todos os períodos do ano. “Doar sangue é um ato de solidariedade, um serviço à população e merece todo nosso respeito. Agradeço aos paranaenses que doam sangue de forma altruísta e solidária e ajudam a salvar milhares de vidas todos os anos”, diz o secretário.

Atualmente os estoques estão com uma média de 35% abaixo do necessário. “Estamos em situação crítica para alguns tipos sanguíneos (O-, O+, A- e B-), outros tipos em situação adequada a estável, porém é importantíssimo que tenhamos uma regularidade no número de doações para suprir a demanda em todo Estado”, afirma a diretora do Hemepar, Liana Labres de Souza.

PARA DOAR – Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 51 quilos, estar alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto.

Com informações da Agência Estadual de Ponta Grossa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE