PUBLICIDADE

Novo relatório aponta alta na produção de soja na região

Com a atualização, a regional de Ponta Grossa, entre as 21 do Estado, representará 17% da produção total no Paraná
Com a atualização, a regional de Ponta Grossa, entre as 21 do Estado, representará 17% da produção total no Paraná -

Projeção de 3,7 mil quilos por hectare subiu para 3.769. Produção total está estimada em 2,04 milhões de hectares

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), reviu para cima o volume de produção de soja e a média de produtividade deste grão na região dos Campos Gerais nesta safra 2021/22. Com a colheita 100% concluída há cerca de um mês, foi possível a realização de um levantamento com base nos dados já consolidados, e eles mostraram que a estimativa anterior, de uma produtividade média de 3,7 mil quilos por hectare, estava um pouco subestimada. Agora, esse valor médio é de 3.769 quilos por hectare, ou seja, um valor apenas 0,61% inferior ao rendimento médio da safra anterior, que foi de 3.792 quilos por hectare.

Essa atualização ocorreu, conforme já informou o economista do núcleo regional de Ponta Grossa do Departamento de Economia Rural, Luiz Aberto Vantroba, devido à inclusão dos dados das colheitas mais recentes – que foram justamente aquelas com maior produtividade. As áreas que já tinham sido contabilizadas foram as impactadas mais diretamente pela forte estiagem, que derrubou a produção em âmbito estadual, especialmente no Oeste e Noroeste paranaense. Agora, já houve a tabulação de quem plantou em novembro, e pegou um clima mais favorável na região dos Campos Gerais, resultando em áreas com produtividade média acima dos 5 mil quilos por hectare. 

Com esse rendimento médio, o total produzido nos 19 municípios da regional do Deral agora passa a ser de 2,042 milhões de toneladas apenas na primeira safra deste grão. Como a área plantada foi menor (541,9 mil hectares neste ano, contra 556,5 mil hectares na safra anterior), o total colhido foi 3,21% inferior aos 2,11 milhões de toneladas retirados dos campos em 2021. Ainda assim, a regional é a líder isolada do Paraná, com mais do que o dobro produzido pela segunda região que mais produziu, Campos Mourão, com 966,5 mil toneladas. O rendimento por hectare dos municípios da regional de Ponta Grossa também foi o maior entre as 21 regionais paranaenses – o segundo melhor desempenho foi da regional de Jacarezinho, com 3.650 quilos por hectare.

Com esse aumento na regional de Ponta Grossa e atualizações em outras regiões, o total colhido no Paraná também foi revisto: dos 11,84 milhões de toneladas, agora há a informação da colheita de 12,04 milhões, o que significa um aumento de 1,68%. Contudo, em relação à safra anterior, houve uma quebra de 39,24%, consequência das grandes perdas registradas nas regiões Oeste e Noroeste, onde a média produtiva sequer alcançou mil quilos por hectare. Já com esses valores atualizados, significa que a regional de Ponta Grossa representa 17% de toda a produção de soja do Paraná.

Alta estadual pode ser de 10%

O volume produzido pelos agricultores paranaenses na safra de grãos 2021/2022 pode somar 36,86 milhões de toneladas em uma área de 10,9 milhões de hectares, segundo relatório mensal do Deral. Se confirmado, o volume representa um aumento de 10% em relação à safra 2020/2021, que foi bastante afetada pelo clima. O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destaca que, em que pese os problemas climáticos, como frio, granizo e seca em alguns locais, o Paraná mantém a estimativa de uma boa safra de milho safrinha, estimada em 16 milhões de toneladas. “Essa produção é importante para estabelecer um bom nível de oferta no Brasil, equilibrar os preços e também exportar”, diz o secretário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE