PUBLICIDADE

AMPG promove live para debater diabetes e obesidade

O bate-papo será transmitido no Instagram da AMPG e do médico Paulo Lara, nesta terça-feira (16)

Imagem ilustrativa da imagem AMPG promove live para debater diabetes e obesidade
-

O bate-papo será transmitido no Instagram da AMPG e do médico Paulo Lara, nesta terça-feira (16) 

A Associação Médica de Ponta Grossa (AMPG) promove, na próxima terça-feira (16), um bate-papo on-line com o nutrólogo Paulo Lara, para debater a relação entre obesidade e diabetes. O diálogo será transmitido ao vivo nas contas de Instagram da AMPG e do médico participante, a partir das 19h. O objetivo da ação é disseminar informações sobre a temática e proporcionar conhecimento à população, de forma acessível e gratuita. 

O intuito de promover bate-papos nas redes sociais é uma nova iniciativa da AMPG. De acordo com o presidente da Associação, Francisco Barros, a ideia é que nos próximos meses outros médicos sejam convidados a também participarem do debate de outras temáticas importantes que envolvem a saúde pública. 

Para o primeiro momento, a escolha do assunto vem ao encontro do Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, data dedicada a aumentar a conscientização sobre formas de prevenção e diagnósticos. O novo Atlas do Diabetes, divulgado pela Federação Internacional de Diabetes em novembro, aponta que a doença causou uma morte a cada cinco segundos em todo o mundo, totalizando 6,7 milhões de óbitos em 2021. Além disso, a obesidade é apontada como um dos principais fatores de risco para o diabetes tipo 2, responsável por 90% dos casos da doença.  

Os números da ONU indicam também que há uma média de 4 milhões de falecimentos por ano por obesidade no mundo. “Os dados indicam a necessidade de ações a serem realizadas para diminuir os índices de incidências das doenças. Como uma associação médica, a AMPG pretende debater a temática para contribuir com a conscientização. Essa ação é uma das que pretendemos fazer ao longo dos próximos meses para engajar a comunidade e os médicos da região. Queremos aproximar a classe, tornar o nosso papel cada vez mais ativo na sociedade e ser muito mais do que apenas uma associação, buscando cada vez mais benefícios para os nossos associados”, sustenta o presidente da AMPG. 

Na conversa de terça-feira, além de debater a conscientização do diabetes e da obesidade, o nutrólogo Paulo Lara também fornecerá dicas de prevenção das doenças. Segundo o médico, o índice de pessoas com diabetes e obesidade é alto por conta do aumento do envelhecimento e do ganho de peso da população. “O diabetes tipo 2 leva anos para se desenvolver. Na maioria dos casos é uma doença que parece inofensiva. Cerca de 540 milhões de pessoas no mundo tem aumento da resistência à insulina, um sinal que o corpo dá de que, se nada for feito, nos próximos anos pode haver uma evolução para diabetes. Apesar do risco, há como se evitar a doença”, afirma o nutrólogo. 

As pessoas interessadas em acompanhar a live podem acessar o Instagram da AMPG pelo @associacaomedicadepg ou do nutrólogo Paulo Lara pelo @dr.paulo.lara. Outros médicos interessados em participar de futuros bate-papos também podem entrar em contato com a Associação pelo telefone 3224-2261.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE