PUBLICIDADE

Moradores vivem drama com UBS fechada em PG

Moradores retratam as dificuldades enfrentadas com a UBS de portas fechadas. Diversas manifestações foram feitas, porém não obtiveram nenhuma resposta da Prefeitura

Imagem ilustrativa da imagem Moradores vivem drama com UBS fechada em PG
-

Moradores retratam as dificuldades enfrentadas com a UBS de portas fechadas. Diversas manifestações foram feitas, porém não obtiveram nenhuma resposta da Prefeitura

A equipe de jornalismo do Portal aRede foi até a rua Siqueira Campos, na região do Parque do Sabiá. A Unidade Básica de Saúde Antônio Saliba está fechada há mais de seis meses e os moradores precisam se deslocar até o Recanto Verde para receber atendimento. Moradores já realizaram diversas manifestações solicitando a reabertura do local, porém até o momento não obtiveram nenhuma resposta da Prefeitura. 

Em dezembro, a unidade de saúde foi danificada por conta de um vendaval. Na sequência, bandidos invadiram e furtaram equipamentos que estavam no local. Desde então, os moradores da região precisam se deslocar cerca de 3km para serem atendidos na UBS do Recanto Verde. 

Hilza Arcos foi paciente da Antônio Saliva e agora é atendida no Recanto Verde. Ela retrata as dificuldades enfrentadas por quem precisa de atendimento de saúde. "É muito triste ver uma estrutura como essa parada e abandonada. As pessoas vão muitas vezes a pé, com criança de colo, idosos, caminhando até o Recanto Verde. A rua é bem movimentada e perigosa. Nem todos tem dinheiro para pagar um ônibus ou pegar um uber", relata. "Nós precisamos urgente que o posto Antônio Saliba reabra. Estamos sofrendo muito", complementa a moradora. 

O que diz a outra parte

A Prefeitura de Ponta Grossa, em nota, afirma que para reabertura da UBS será necessário refazer a cobertura. 

"A UBS Antonio Saliba foi danificada após ventos fortes em dezembro e teve parte do seu telhado arrancado. Após isso a Unidade foi vandalizada, sendo furtado alguns equipamentos da mesma. Para reabertura será necessário refazer a cobertura e adequar a estrutura às normas sanitárias vigentes. Já foi realizado o projeto pela engenharia  e orçado o valores de materiais e equipamentos. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) aguarda a liberação de recursos para realizar as obras.

No momento, os pacientes dessa Unidade estão sendo atendidos na UBS Sharise Arruda, no Recanto Verde, que fica a 2,6 km da US Antônio Saliba".

A equipe do Portal aRede vai acompanhar de perto os desdobramentos deste problema. 

Veja a transmissão ao vivo do Fala Cidadão desta sexta-feira (09) clicando aqui. 

Sobre o 'Fala Cidadão'

O 'Fala Cidadão' é um projeto do Grupo aRede que se aproxima, principalmente, dos moradores dos bairros e aqueles que, rotineiramente, buscam respostas para a solução de seus problemas. Nesse cenário, serão pautados temas como asfalto, falta de médicos em postos de saúde, precariedade em áreas sociais (saúde, transporte, educação, segurança pública e saneamento), desabastecimento de água, reclamações sobre cobranças indevidas, entre diversos outros assuntos de relevância social.

Para participar da construção do 'Fala Cidadão' o internauta poderá enviar fotos, vídeos mostrando quais os problemas da sua região através do WhatsApp (42) 9 9119-4382 ou pelas redes sociais do portal. Caso prefira, pode nos enviar por e-mail: [email protected] . Entre em contato também pelos telefones (42) 3220-6262 ou (42) 3220-6254.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE