PUBLICIDADE

Plauto propõe ampliação de benefício fiscal para indústrias de tecnologia

Deputado quer que empresas paranaenses que produzem tecnologia tenham diminuição na cobrança do ICMS

Imagem ilustrativa da imagem Plauto propõe ampliação de benefício fiscal para indústrias de tecnologia
-

Deputado quer que empresas paranaenses que produzem tecnologia tenham diminuição na cobrança do ICMS  

O deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM) protocolou emenda que altera a Lei 14.895/2005 que define a cobrança do Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) sobre equipamentos tecnológicos que usem componentes importados. Hoje apenas as empresas instaladas em Foz do Iguaçu, Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos têm direito aos benefícios. 

Com a mudança, os fabricantes localizados em Campo Mourão, Cornélio Procópio, Londrina, Guarapuava e Ponta Grossa passam a se beneficiar da lei. A inserção destes municípios está condicionada ao funcionamento de um campus de Universidades Federais Tecnológicas. “Estou defendendo os interesses das nossas cidades, principalmente de Ponta Grossa que é o meu berço”, afirma. 

A lei prevê o adiamento do recolhimento de ICMS sobre os subsídios importados e concede crédito fiscal de 80% do valor do imposto sobre a comercialização do produto final, desde que atenda a critérios pré-estabelecidos. Uma das condições para as empresas usufruírem do imposto diferenciado é o uso de softwares produzidos no território nacional, principalmente os oriundos de incubadoras. 

A emenda, além de corrigir uma limitação criada na época da sua aprovação, promove o equilíbrio fiscal entre as empresas do setor e incentiva novos investimentos nessas cidades. De acordo com Plauto, o Paraná está entre os quatro estados com maior produção tecnológica do Brasil. “Por isso, é importante incentivar este mercado que gera milhares de empregos em nosso estado”. 

O deputado também destaca que cidades como Ponta Grossa se tornaram polos de produção de tecnologia desde a criação da Lei em 2005. “Esta é a forma que encontrei para auxiliar o segmento e também para contribuir com uma das propostas do governador Ratinho Júnior, de transformar o Paraná em uma referência na indústria 4.0”, finalizou.

As informações são da assessoria. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE