PUBLICIDADE

Samu comemora 15 anos com premiação aos servidores

Ao longo dos anos, cerca de 600 mil atendimentos foram realizados em Ponta Grossa

Ao longo dos anos, cerca de 600 mil atendimentos foram realizados em Ponta Grossa
Ao longo dos anos, cerca de 600 mil atendimentos foram realizados em Ponta Grossa -

Ao longo dos anos, cerca de 600 mil atendimentos foram realizados em Ponta Grossa

No mês de novembro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) comemora 15 anos de funcionamento em Ponta Grossa. Para comemorar a data, uma entrega de medalhas será realizada, na quarta-feira (11), às 13h30, aos servidores com mais de dez anos de trabalho. A solenidade será na sede do Samu na rua Coronel Dulcídio, n° 30.

O Serviço de Atendimento está ativo desde o dia 9 de novembro de 2005 na cidade. Ao longo dos anos, cerca de 600 mil atendimentos foram feitos à população. A frota atualmente é composta por cinco ambulâncias básicas, duas avançadas e um helicóptero. É o Samu também responsável por toda a Central de Regulação Médica dos Campos Gerais, atendendo a todas as chamadas do 192. Neste ano, a regulação passou a atender as solicitações de municípios da 3ª, 4ª e 21ª Regionais de Saúde, através da adesão ao consórcio do Samu Regional.

Em 2020, há uma média de 4 mil atendimentos realizados mensalmente pelo Samu. O serviço recebe cerca de 140 ligações diárias para atender situações de mal-estar, crises convulsivas, surtos psicóticos, acidentes, transferências interhospitalares, quedas, paradas cardiorrespiratórias e diversos outros tipos de urgência e emergência. 

Com uma equipe de cerca de 150 funcionários, o Samu possui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, socorristas, auxiliares de enfermagem, condutores socorristas, telefonistas, rádio operador, assistentes administrativos, zeladores e estagiários em seu quadro funcional. Para celebrar os 15 anos de existência do serviço e valorizar os servidores, ações internas envolvendo os profissionais serão desenvolvidas entre 9 e 13 de novembro. Conforme a médica e diretora do Samu, Adriana Pacholok, o trabalho realizado pelos profissionais visa proporcionar o atendimento mais adequado e rápido para qualquer cidadão. 

Município de Arapoti inaugura nova base do Samu Regional

Arapoti é o 20º município dos Campos Gerais a contar com atendimento do SAMU Regional. Na última semana, a Prefeitura inaugurou a base e deu início ao Serviço Móvel de Urgência e Emergência com veículo próprio. “Já fazíamos parte do Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais, mas agora podemos contar com um atendimento mais imediato com a nossa ambulância”, esclarece o secretário municipal de saúde, Marcio de Carvalho Martins. Antes da regulação, por meio do CIMSAMU, o município contava com apoio da Defesa Civil em casos de emergência.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE