Feira Verde registra alto índice de participações no primeiro dia

Somente pela manhã, 350 pessoas participaram das trocas, 61% a mais do que o registrado no primeiro dia do programa em 2019

Após dois meses de pausa para a manutenção da frota e renovação dos contratos com os produtores rurais do município, o programa Feira Verde voltou a funcionar nesta segunda-feira (17), em Ponta Grossa.

O projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Prefeitura (Smapa) visitou 18 localidades neste primeiro dia do programa em 2020 e mais 159 regiões devem ser atendidas quinzenalmente, ao longo do ano.

De acordo com o diretor do programa, Izidorio Campos, o balanço deste primeiro dia de feira é positivo e superou as expectativas da organização.  Somente pela manhã, 350 pessoas participaram das trocas. O número representa 61% a mais do que foi registrado no primeiro dia do programa em 2019, que somou 217 no mesmo período. “No Costa Rica, cerca de 70 pessoas participaram em uma hora de feira, mais do que o dobro do ano passado. No Panamá também tivemos um ótimo movimento, com quase 80 participações”, destaca Izidorio.

O Feira Verde proporciona a troca de materiais recicláveis por alimentos cultivados pelos produtores rurais do município. Dentro do programa há também o ‘Passe Verde’, que promove a troca dos recicláveis por vale transporte. A cada quatro quilos de material que pode ser reutilizado, o cidadão tem direito a um quilo de alimento ou a uma passagem de ônibus. Já a cada quatro pneus, a pessoa pode adquirir um quilo de alimento. Cada pneu entregue também pode ser trocado por um crédito de transporte coletivo.

Neste ano há 177 pontos de troca. De acordo com os dados da Smapa, cerca de 160 produtores rurais contribuem para o fornecimento dos alimentos. Por dia, os caminhões para a troca são abastecidos com aproximadamente 2 mil hortifrútis.  No ano passado, a média de recicláveis trocados por dia foi de 13,5 mil quilos, de acordo com a Smapa.

A diarista, Maria Elizete, é uma das pessoas que aproveitou o início do Feira Verde nesta segunda-feira para realizar as trocas em duas regiões diferentes: no Panamá e no Lagoa Dourada 1. A mulher de 50 anos afirma que frequenta assiduamente a feira, quinzenalmente, e que gosta da forma como o programa é desenvolvido. “Eu troquei pneus por passagens e outros recicláveis por verduras. Acho bom, porque moro com dois netos e dois filhos, então, esse alimento que adquiro ajuda na manutenção de casa. Toda vez que tem eu aproveito para ir”, diz. 

Rita Carvalho, aproveitou o horário das 10h desta segunda-feira para ir no Lagoa Dourada 1 fazer a sua troca. Para adquirir as verduras fresquinhas, ela entregou uma televisão, que não utilizava mais. “Se não fosse o Feira Verde, eu não saberia o que fazer com essa TV. Então, para mim, é bom que eu consigo aproveitar para levar esses materiais nos lugares corretos. O interessante é que isso que seria ‘lixo’, eu posso aproveitar para conseguir verduras e frutas”, alega.

No Feira Verde, qualquer material reciclável, inclusive eletrônicos, pode ser entregue para a troca, com exceção de madeiras e roupas. Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa, a expectativa é que neste ano o movimento seja superior ao do ano passado, levando em conta a inclusão de mais um ponto de troca e também a facilidade para a troca de recicláveis por vale transporte.

“O Feira Verde é uma forma de estimular a produção e evitar a perda de safra dos pequenos agricultores de Ponta Grossa. O programa também possibilita a destinação correta dos materiais recicláveis e ajuda a fornecer alimentação fresca para a população. Todos os benefícios agregam na agricultura, no meio ambiente e na questão social do município”, enfatiza Bruno.

Durante esta semana, o Feira Verde estará em diversos bairros nos dias úteis. Para conferir o calendário, clique aqui.


Calendário da próxima semana

Na segunda-feira (24), o programa da Prefeitura fará uma ação em parceria com a Sanepar e com a Eco Expresso. A atividade consiste em levar um ônibus itinerante aos pontos de troca. O veículo é equipado com uma grande maquete, que permite ao visitante conhecer o caminho da água desde a sua nascente até a sua disposição final.

O objetivo é fazer com que a população se sinta responsável pela preservação dos recursos hídricos e que adote atitudes sustentáveis no dia a dia, promovendo, dessa forma, uma educação ambiental à população.

Na terça (25) e na quarta-feira (26) o programa não funcionará, por conta das festividades de carnaval. Na quinta-feira, as atividades retomam normalmente. Para conferir o calendário completo, clique aqui.

Com informações da Assessoria de Imprensa.

Governo do Paraná assina concessão nesta quarta

Governo do Paraná assina concessão nesta quarta...

Carambeí abre inscrições para concurso público

Carambeí abre inscrições para concurso público...

Saúde reforça prevenção de DSTs durante o Carnaval

Saúde reforça prevenção de DSTs durante o Carnaval...

AMTT testa sentido duplo em trecho Vicente Machado

AMTT testa sentido duplo em trecho Vicente Machado...

Vagas na Agência do Trabalhador para esta Terça-feira (18/02)

Vagas na Agência do Trabalhador para esta Terça-feira (18/02)...

Confira seu horóscopo para este Domingo (16/02)

Confira seu horóscopo para este Domingo (16/02)...

Confira seu horóscopo para esta Segunda (17/02)

Confira seu horóscopo para esta Segunda (17/02)...

Cultura japonesa inspira arquitetos na decoração

Cultura japonesa inspira arquitetos na decoração...

Troller TX4 tem câmbio automático e novo visual

Troller TX4 tem câmbio automático e novo visual...

Cotrasa abre nova unidade em PG nesta terça-feira

Cotrasa abre nova unidade em PG nesta terça-feira...

'Avenida Brasil' chega ao centésimo capítulo em alta no 'Vale a Pena'

'Avenida Brasil' chega ao centésimo capítulo em alta no 'Vale a Pena'...

Em duelo de opostos, Operário encarara o Paraná Clube

Em duelo de opostos, Operário encarara o Paraná Clube...

2º Cross Duathlon fomenta o turismo na represa Alagados

2º Cross Duathlon fomenta o turismo na represa Alagados...

Portal aRede inicia projeto de podcasts diários: TanaRede

Portal aRede inicia projeto de podcasts diários: TanaRede...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS