PUBLICIDADE

AMTT promove alterações no Estar Digital

Novidades incluem a implementação de período de tolerância e validação automática das vagas por agentes mediante autorização prévia do usuário

As mudanças fazem parte do cronograma de implantação do Estar Digital no Município
As mudanças fazem parte do cronograma de implantação do Estar Digital no Município -

Novidades incluem a implementação de período de tolerância e validação automática das vagas por agentes mediante autorização prévia do usuário 

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), inicia, na próxima semana, uma série de melhorias voltadas ao sistema de Estar Digital do Município. As novidades incluem a implementação de um período de tolerância de cinco minutos para a validação das vagas e o acionamento automático do tempo de estacionamento por agentes mediante autorização prévia do usuário.

De acordo com o presidente da AMTT, Roberto Pellissari, as mudanças fazem parte do cronograma de implantação do Estar Digital no Município e têm como principal objetivo oferecer mais opções para a população que utiliza o sistema rotativo regulamentado de vagas de estacionamento da cidade. “A implantação do sistema digital de Estar é um trabalho complexo e que temos realizado em diversas etapas com o intuito de diminuir o impacto para o usuário e buscando implementar mudanças conforme sejam consolidadas as bases para isso”, declara.

Uma das novidades, segundo o presidente da AMTT, é a determinação de um período de tolerância de cinco minutos para o usuário validar a vaga após estacionar o veículo e que passará a ser considerado pelos agentes já na próxima segunda-feira (03). “Isso permite que o usuário que necessite se deslocar até um dos mais de 150 pontos de venda do Pague Fácil tenha um período razoável para proceder com a validação da vaga, diminuindo dessa forma, a possibilidade de notificação pelo não acionamento do estacionamento”, aponta Pellissari.

Outra medida anunciada pela AMTT é o início do processo que incluirá o acionamento automático das vagas mediante autorização prévia do usuário. A nova opção deve entrar em vigor a partir do mês de março deste ano. “A partir do dia 10 de fevereiro, será disponibilizado um termo de autorização no aplicativo e na sede da AMTT para quem não possuir smartphone ou acesso à internet, onde o usuário poderá optar ou não pela modalidade de validação automática das vagas”, explica o coordenador geral do Departamento de Trânsito da AMTT, João Rodrigo Pontes. “Uma vez autorizado, o agente poderá validar a vaga utilizando os bônus disponíveis do usuário por um período de 30 minutos, podendo ser renovado automaticamente até atingir o limite de duas horas de utilização da vaga”, completa Pontes.

Tecnologia

Além das mudanças voltadas aos usuários, a AMTT também inicia, a partir de segunda-feira, os testes de novas tecnologias direcionadas à fiscalização do sistema, que contará com um veículo e agentes equipados com câmeras de leitura de placas.

De acordo com a AMTT, a implementação desses novos dispositivos é uma das bases que permitirá a concessão do tempo de tolerância sem o prejuízo de outros usuários e a validação automática das vagas, promovendo também a garantia da rotatividade de veículos nas vagas de Estar, principal motivo da utilização do sistema no município.

Rede Pague Fácil também será ampliada nas próximas semanas

O sistema Pague Fácil conta atualmente com cerca de 150 pontos de venda credenciados do Estar em Ponta Grossa. São estabelecimentos comerciais devidamente identificados e habilitados a realizar transações de compra de créditos, validação de vagas e regularização de notificações.

De acordo com a AMTT, esse número deve ser ampliado nas próximas semanas com a inclusão de novos locais. A previsão é de que o sistema passe a contar com mais 70 estabelecimentos, chegando a 220, aumentando a cobertura e as facilidades disponibilizadas aos cidadãos.

“Com isso, os usuários que não estejam com celular, internet ou simplesmente não possuam celular com aplicativo podem validar as vagas de forma simples e rápida. Todos os pontos são identificados com a logo do ‘Estar Ponta Grossa’ e realizam as transações sem nenhuma cobrança adicional. Os valores são os mesmos praticados pela AMTT nos postos de atendimento e no aplicativo e o usuário pode efetuar o pagamento com o cartão de crédito, débito ou em espécie”, explica o coordenador geral do Departamento de Trânsito da AMTT, João Rodrigo Pontes.

A lista completa com os locais do Pague Fácil está disponível no site da AMTT (https://amtt.pontagrossa.pr.gov.br/pague-facil-conheca-os-pontos-de-vendas-do-estar-digital/ ).

COMO VAI FUNCIONAR?

Tolerância de 5 minutos

Ao verificar o veículo estacionado sem validação, o sistema marcará a placa e iniciará a contagem dos cinco minutos de tolerância. Somente após a expiração do período previsto e a confirmação de não acionamento da vaga será feita a notificação ou a validação automática para os usuários que optarem por essa opção previamente.

Validação automática

A validação automática é uma opção que estará disponível para usuários com e sem aplicativo instalado a partir do mês de março. Para sua utilização, é necessário possuir cadastro na AMTT e a concessão de autorização prévia mediante assinatura de um termo na sede da AMTT, através do aplicativo ou internet a partir do dia 10 de fevereiro.

Concluído o processo de autorização, o agente da AMTT poderá, após os cinco minutos de tolerância, validar a vaga por meia hora utilizando, em um primeiro momento, os bônus que o usuário possuir no aplicativo. Essa ação poderá ser repetida pelo agente até a conclusão do período máximo de duas horas de permanência na mesma vaga conforme previsto na legislação vigente.

Inicialmente, será possível a validação somente para os usuários que possuírem bônus do Estar. A transação será informada – para os usuários que utilizam o smartphone - mediante alerta no aplicativo, onde poderá ser conferida pelo usuário. Já no caso dos cidadãos que não utilizam o aplicativo e somente possuem o cadastro na AMTT, a conferência, caso necessário, poderá ser feita diretamente na sede do órgão.

Futuramente, a AMTT também deverá oferecer o acionamento automático da vaga com desconto de créditos. No entanto, ainda não há previsão de quando essa modalidade passará a operar.

O usuário poderá permitir ou não o desconto a qualquer momento através dos procedimentos disponibilizados pela AMTT.

Diferença entre bônus e créditos

Os bônus são concedidos após o pagamento de notificações dentro do período de até 72 horas, conforme previsto na legislação do Estar. Eles condizem a metade do valor da notificação, que hoje é de 20 reais, e só podem ser utilizados para a validação das vagas de estacionamento.

Os créditos são adquiridos pelo usuário mediante pagamento em dinheiro ou cartão de crédito/débito e podem ser utilizados para estacionamento e regularização de notificações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE