Sesc Estação se transforma em unidade cultural de PG

Inauguração ocorre nesta segunda-feira (16) e no espaço haverá um Mini Museu Ferroviário com peças de acervo

Nesta segunda-feira (16), o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR inaugura, em Ponta Grossa, no prédio da antiga Estação Saudade, uma nova unidade cultural do Sesc PR e um Café-escola do Senac PR. O edifício de 120 anos, tombado pela Curadoria de Patrimônio Histórico do Estado do Paraná e pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural desde 1990, foi cedido ao Sesc PR, que ficou responsável pelas obras de restauro, que envolveram 37 restauradores e trabalhadores das áreas de construção civil, engenharia e arquitetura.

A nova unidade Sesc Estação Saudade será um espaço cultural a ser usufruído por toda a comunidade. No espaço da Biblioteca haverá um acervo inicial de 800 livros de literatura infantil, brasileira, estrangeira e obras de resgate ao patrimônio cultural. Oficinas de escrita, rodas de leitura, contação de histórias, computadores para pesquisa também farão parte do cotidiano. Na Sala de Arte serão ofertados cursos e oficinas voltados à criação e experimentação artística, de diferentes técnicas como pintura, desenho, gravura e fotografia. As atividades serão voltadas para diversos públicos, desde o infantil até a terceira idade, com o objetivo de desenvolver artistas, produtores e público em geral.

Para resgatar e preservar a história da ferrovia, a unidade contará com um Mini Museu Ferroviário, com peças do acervo da Casa da Memória de Ponta Grossa e com doações da comunidade. A unidade também terá espaços para Música e Dança, com atividades sistemáticas e oficinas para a comunidade.

Na antiga bilheteria haverá uma loja de souvenirs, com peças produzidas por artistas locais e que rememoram a história da própria estação ferroviária, além de cartões postais, marca páginas, livretos produzidos especialmente para esta nova fase. “O Sesc PR reconhece a importância do conhecimento histórico para o constante desenvolvimento da humanidade e orgulha-se em poder restaurar a famosa estação de trem, que possui valor inestimável para todos os paranaenses. A instituição compromete-se em honrar a história deste patrimônio cultural com projetos culturais, de memórias,  inovadores e vanguardistas”, enfatiza o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos.

A unidade estará aberta para visitas agendadas a partir do dia 17 de dezembro. A programação de cursos terá início na segunda quinzena de janeiro. Para mais informações acesse o site www.sescpr.com.br .


Senac Estação Saudade

A educação profissional também estará presente no prédio, por meio da Unidade de Educação Tecnológica Senac Estação Saudade. O ambiente de prática profissional Café-escola, duas salas de aula convencionais e uma cozinha didática proporcionarão a oferta de diversos cursos na área de gastronomia: Boas práticas para serviços de alimentação; Comidas de rua; Garde Manger; Sustentabilidade aplicada à cozinha; Técnicas de chocolateria; Cake Design; Preparo de bebidas à base de café; Técnicas de latte art; Barista; Confeiteiro; Cozinheiro.

“O portfólio do Senac foi alinhado nacionalmente visando oferecer ao mercado uma formação aderente as demandas atuais e perspectivas futuras, buscando inovar os setores produtivos. Para essa unidade optamos por cursos aderentes na área da Gastronomia, utilizando o Modelo Pedagógico Senac, que tem como diferencial a prática profissional por meio do aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, valorizando a busca de alternativas e soluções para problemas concretos”, explicou o diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier.

As inscrições para os cursos já estão disponíveis no site www.pr.senac.br . As aulas na unidade da Estação Saudade iniciam em fevereiro.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Adoção tardia permanece como grande desafio no Paraná

Adoção tardia permanece como grande desafio no Paraná...

Paraná confirma 122 novos casos e três mortes pela Covid-19

Paraná confirma 122 novos casos e três mortes pela Covid-19...

Mais de 971 mil paranaenses já entregaram a declaração

Mais de 971 mil paranaenses já entregaram a declaração...

Inscrições para concurso da Polícia Civil vão até 2 de junho

Inscrições para concurso da Polícia Civil vão até 2 de junho...

Programar a safra traz maior custo-benefício aos cooperados

Programar a safra traz maior custo-benefício aos cooperados...

Confira a Coluna RC desta Terça-feira (26-05)

Confira a Coluna RC desta Terça-feira (26-05)...

Confira seu horóscopo para esta Terça-feira (26/05)

Confira seu horóscopo para esta Terça-feira (26/05)...

Capa da edição desta terça-feira (26/05/2020) do JM

Capa da edição desta terça-feira (26/05/2020) do JM...

Charge da edição desta terça-feira (26/05/2020) do JM

Charge da edição desta terça-feira (26/05/2020) do JM...

Sinal de alerta dispara em PG

Sinal de alerta dispara em PG...

Construção Civil recua 30% nos Campos Gerais

Construção Civil recua 30% nos Campos Gerais...

PG prorroga até o final deste mês ações de combate à covid-19

PG prorroga até o final deste mês ações de combate à covid-19...

Prefeito de PG descarta possibilidade de ‘lockdown’

Prefeito de PG descarta possibilidade de ‘lockdown’...

Estado do PR reforça uso de máscaras e multas para reincidentes

Estado do PR reforça uso de máscaras e multas para reincidentes...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS