PUBLICIDADE

Rapaz do CEEBJA é pessoa tranquila e tem esquizofrenia

Jovem de 22 anos ameaçou pular do segundo andar do prédio do CEEBJA, em Ponta Grossa, e mobilizou forças de segurança nesta manhã

Rapaz mobilizou equipes da PM e bombeiros na manhã desta quinta-feira
Rapaz mobilizou equipes da PM e bombeiros na manhã desta quinta-feira -

Jovem de 22 anos ameaçou pular do segundo andar do prédio do CEEBJA, em Ponta Grossa, e mobilizou forças de segurança nesta manhã

Pessoas que acompanham o cotidiano do rapaz de 22 anos que ameaçou cometer suicídio na manhã desta quinta-feira (28) em Ponta Grossa o descrevem com uma pessoa tranquila e de bom comportamento. O jovem ficou mais de uma hora na janela do segundo andar do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) Professor Paschoal Salles Rosa, no cruzamento da Avenida Bonifácio Vilela com a rua do Rosário, no centro da cidade.

Depois de ser convencido a desistir da ideia pelo Corpo de Bombeiros, ele conversou com os socorristas e outras pessoas que trabalham na instituição. O rapaz sofre de transtornos mentais, como esquizofrenia, e já disse estar sendo perseguido e ouvir vozes. Depois de ser atendido no local, ele foi encaminhado ao Pronto Socorro Municipal (PSM) pelo Siate com o acompanhamento de uma profissional do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Prefeitura.

O atendimento no CAPS, aliás, foi um dos motivos que levaram o rapaz até a janela, conforme ele relatou após deixar a janela. Ele queria criticar os médicos que o atendem na instituição, alegando que não é ouvido pelos profissionais. Ele diz não ter condições financeiras de buscar atendimento na rede privada e por isso depende do bom atendimento na unidade municipal.

Pedido por cirurgia

O rapaz chegou a fazer exames para verificar se há algum tipo de tumor no cérebro – ele alega que sofre de fortes dores de cabeça e disse que precisa de uma cirurgia para a retirada do tumor. No entanto, os exames confirmaram que ele não tem esse problema e a provável causa para as dores de cabeça seria um aumento da pressão arterial durante os surtos da doença psiquiátrica.

CAPS

Para pacientes com transtornos psiquiátricos que não têm condições de buscar o atendimento na rede privada de saúde, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa oferece três serviços que auxiliam no tratamento. O Centro de Atenção Psicossocial Transtorno Mental (CAPS TM) atende na Avenida Antônio Rodrigues Teixeira Júnior, 229, no Jardim Carvalho. Já o CAPS Álcool e Drogas (AD) funciona na rua Vicente Espósito, ao lado do Terminal Uvaranas. Por fim, o CAPS Infantil atende na rua Coronel Dulcídio, 34, no centro da cidade.

Para o atendimento nos CAPS TM e AD, é preciso ligar no telefone geral da Prefeitura, no (42) 3220-1000 e digitar os ramais específicos (TM – 4049 / AD – 4047 e 4048). O CAPS Infantil atende no número (42) 3027-2088.

Prevenção ao suicídio

Pessoas que estão em situação crítica de depressão ou outros transtornos e que cogitam chegar ao ato extremo de tirar a própria vida podem contar com o atendimento via telefone do Centro de Valorização da Vida (CVV) no número 188. O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE