PUBLICIDADE

Estudante negra é vítima de racismo no Regentão

Menina foi humilhada ao tentar entrar no banheiro. Foi rotulada de faxineira e orientada a abandonar o estudo

Houve um protesto na manhã dessa quinta-feira no colégio
Houve um protesto na manhã dessa quinta-feira no colégio -

Menina foi humilhada ao tentar entrar no banheiro. Foi rotulada de faxineira e orientada a abandonar o estudo

Estudantes do Colégio Estadual Regente Feijó, em Ponta Grossa, realizaram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (21), por conta de um suposto crime de racismo acontecido na quarta-feira (20), contra uma estudante negra, no interior do estabelecimento de ensino.

Informações repassadas à redação do portal aRede reforçam as evidências do ato. O caso é extramente grave. Uma funcionária do colégio, depois de permitir uma aluna branca ir ao banheiro, tomou uma decisão contrária em relação à aluna negra, proferindo as seguintes declarações. "Vá arrumar esse cabelo, cabelo mais feio, não sei porque se mata de estudar, se vai virar faxineira".

Uma estudante que entrou em contato com o portal aRede disse que na semana passada teve a Feira Cultural Africana com envolvimento de alunos que trabalharam mais de mês, sobre esse assunto, para depois acontecer um ato de racismo de uma funcionária. ‘Os alunos, de ontem para hoje se mobilizaram, e fizemos uma militância na hora do intervalo com cartazes falando sobre a lei, e todos juntos dizendo "Todas as vozes contra o Racismo. Todas as leis contra os racistas’, complementa.

O portal aRede aguarda uma manifestação da direção do colégio. A assessoria de imprensa do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ponta Grossa informou por telefone que até o fim da manhã desta quinta-feira (21) nenhuma denúncia havia sido formalizada na instituição, tanto pela parte do Colégio quanto da aluna. Mesmo assim, diante dos relatos divulgados pelas redes sociais por estudantes, a Ouvidoria do órgão tomou a iniciativa de averiguar os fatos.

Brasil celebra o Dia da Consciência Negra na última quarta

O Dia Nacional da Consciência Negra foi comemorado em todo o Brasil na última quarta-feira, 20 de novembro. Esta celebração relembra o dia em que o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, foi morto por bandeirantes, em 1695. A data foi instituída por conta da Lei nº 12.519, em 10 de novembro de 2011 e em algumas regiões do país, tornou-se feriado. A data também é símbolo da luta dos negros contra a opressão, o racismo e a desigualdade social que enfrentam diariamente. Apesar dos vários avanços sociais, a data ainda ressalta que precisamos melhorar em vários aspectos. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE