PUBLICIDADE

PG realiza o primeiro seminário “Autismo na prática”

Evento acontece dia 26 de outubro no Auditório Sagrada Família Sede Auxiliadora

A capital paranaense realizou o Seminário Autismo na Prática em 28 de setembro
A capital paranaense realizou o Seminário Autismo na Prática em 28 de setembro -

Evento acontece dia 26 de outubro no Auditório Sagrada Família Sede Auxiliadora

A cidade dos Campos Gerais vai se reunir em prol do Transtorno do Espectro Autista (TEA) no 1º Seminário “Autismo na Prática”, a realizar-se no dia 26 de outubro, para o público de pais, professores e profissionais que atuam na área. “Os autistas precisam ser compreendidos, nós precisamos aprender a respeitar suas características e personalidade, são pessoas com hipersensibilidade e não com problemas”, afirma o deputado Subtenente Everton, responsável pelo evento e por levar essa discussão para diversas cidades.

O jogador Messi, o fundador da Apple, Steve Jobs e o fundador da Microsoft, Bill Gates, são profissionais mundialmente reconhecidos, admirados e autistas, assim como Mark Zuckerberg, Albert Einstein, Charles Darwin e outros grandes nomes que também foram diagnosticados com a Síndrome de Asperger (SA), considerado um autismo leve. De acordo com o Center of Deseases Control and Prevention (CDC), órgão ligado ao governo dos EUA, existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas no mundo. Embora não existam dados oficiais, no Paraná seriam mais de 100 mil crianças autistas. O Subtenente Everton é responsável pelo projeto de lei que defende a técnica Modified Cheklist for Autism in Toddlers (M-CHAT) para identificar o TEA, porque acredita que esta detecção precoce é um direito das crianças. O parlamentar também integra a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (CRIAI) e coordena a Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância. 

O Seminário conta com vários palestrantes das áreas médica, pedagógica e jurídica (confira box). “A falta de informação referente ao autismo é um dos problemas mais comuns no contexto social e educacional”, disse Luciana Aquiles Sleutjes, chefe do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, e uma das coordenadoras do evento. “Organizou-se os temas que serão abordados por eixos interdisciplinar e educacional”, informa.

A capital paranaense realizou o Seminário Autismo na Prática em 28 de setembro e, Francisco Beltrão também sediará o seminário, dia 23 novembro. “Precisamos levar a discussão do tema para todos os lugares, para as pessoas terem melhor compreensão do assunto e se relacionarem melhor com as nossas crianças”, afirma o parlamentar.

O seminário concederá o certificado de 8h complementares aos participantes; a inscrição é gratuita, mas está vinculada à entrega de uma lata de leite em pó no dia do evento (ingresso solidário). Para receber o certificado, a inscrição deve ser realizada online e antecipadamente através do site Deputado Everton.

O Autismo

O Transtorno do Espectro Autista afeta vários aspectos da comunicação, além de influenciar também no comportamento do indivíduo e na interação social. Segundo estudo divulgado pelo Center of Control and Prevetion, estima-se que no Brasil existam 3 milhões de autistas e que a incidência é de 1 a cada 68 crianças. Essas informações serão mais precisas após a sanção do presidente Jair Bolsonaro (PSL), sobre o projeto de lei que torna obrigatória a inclusão de informações de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no censo do IBGE. O quebra-cabeça foi adotado em 1999 para a conscientização do autismo e representa a sua complexidade. As peças em cores diferentes representam a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o transtorno. As cores fortes representam a esperança em relação aos tratamentos e a conscientização da sociedade em geral.

Informações Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE