Diocese de PG inicia processo de beatificação de padre

Wenceslau Szuniewicz e atuou em Irati, na Paróquia São Miguel, entre os anos de 1956 e 1963, quando faleceu

A Diocese de Ponta Grossa vai dar entrada, no Vaticano, ao processo de beatificação do padre Wenceslau Szuniewicz, nascido na Polônia em 1892 e falecido em Irati, no ano de 1963. O sacerdote chegou ao Brasil em 1952 e desembarcou em Irati quatro anos mais tarde. Ele atuou na Paróquia São Miguel até seu falecimento, em 1963, e seus restos mortais repousam no Cemitério Municipal de Irati. O anúncio do início do processo de beatificação do sacerdote foi realizado de forma oficial durante homilia do bispo Dom Sérgio Arthur Braschi, no tríduo de preparação para a Festa de São Miguel, realizada na paróquia no último final de semana.

Um dos fatores que contribuiu para a solicitação foi a repercussão do livro “O Genial Padre Doutor” publicado em julho deste ano e que narra a trajetória do padre Wenceslau. A biografia é assinada pelo historiador e presidente da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS), Herculano Batista Neto.

O padre Wenceslau era também médico e é reconhecido, internacionalmente, como precursor, na oftalmologia, da cirurgia refrativa de córnea. Experimentos que ele realizou na China, enquanto missionário, nos anos 1930, e nos Estados Unidos e, depois, em Mafra (SC), foram refeitos e validados. Em Irati, seu trabalho foi essencialmente voltado à assistência social, através da Associação dos Pais Cristãos, da instalação de um dispensário no bairro Rio Bonito, para atender aos mais necessitados e pelo exercício da medicina no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo.

O sacerdote também foi reconhecido por promover o acesso à cultura e incentivar a educação, fundando bibliotecas volantes, levando o teatro ao interior e à cidade e auxiliando escolas da zona rural.

Segundo o bispo Dom Sérgio Arthur Braschi, da Diocese de Ponta Grossa, o padre Tomaz Mavric, superior geral da Congregação da Missão e das Filhas da Caridade (Vicentinos), esteve em Curitiba, na semana passada e conversou com ele em busca de mais detalhes para combinar o início do processo. “Assim, vocês poderão dizer, com toda a certeza: ‘Convivemos com um santo, vivemos ao lado de um santo sacerdote, o padre Wenceslau, o Padre Doutor’”, disse.

O padre Luiz Carlos Mirkoski, pároco da Paróquia São Miguel, ressaltou o papel de padre Wenceslau como fundador da Congregação Vicentina em Irati. “Ele é fundador dos padres vicentinos, que iniciaram a Paróquia São Miguel. São os primeiros padres que trabalharam e deram início à vida pastoral das paróquias de Irati, na verdade, da São Miguel, de modo especial, devido à imigração polonesa e dos padres poloneses que ali chegaram”, contou.

Os bispos diocesanos têm a autoridade de iniciar o processo de beatificação. Para cada causa, o bispo escolhe um “postulador” – um padre que estará à frente desse trabalho. “Uma espécie de advogado, que tem uma missão importante: a de investigar, detalhadamente, a vida do candidato, para conhecer sua fama de santidade. Precisa conversar com muita gente, estudar a vida da pessoa, buscar as mais variadas fontes e tudo o que for possível reunir sobre a vida desse candidato que está entrando no processo de beatificação e na causa de canonização”, explicou o padre Rodrigo Ribas, da São Miguel.

Uma vez iniciado o processo de beatificação, o candidato recebe o título de “servo de Deus”. “O primeiro processo é o das virtudes ou do martírio. São dois passos fundamentais: ou serão reconhecidas as virtudes ou vai ser reconhecido o martírio do candidato. Esse é o passo mais demorado, porque o postulador deve investigar minuciosamente a vida desse servo de Deus. Se for um mártir, devem ser estudadas as circunstâncias da sua morte, para confirmar se houve, realmente, um martírio. Ao concluir esse processo, a pessoa é considerada ‘venerável’ – o segundo passo”, detalhou.

Depois disso, se inicia a investigação para comprovação de um milagre atribuído ao candidato à beatificação. “Para que se torne um beato, é necessário comprovar um milagre que tenha acontecido pela sua intercessão. É um processo bem longo. No caso dos mártires, não é necessária a comprovação do milagre. O caso do padre Wenceslau não é o de martírio. Então, precisa da comprovação de um milagre por intercessão dele, precisa estudar cientificamente o caso, para comprovar, realmente, a existência de um milagre”, prosseguiu.

Uma vez confirmado o milagre, é preparada a cerimônia de beatificação. Nessa etapa, o candidato é chamado de ‘beato’ ou ‘bem-aventurado’. Existem alguns no Brasil, como é o caso do Beato Inácio de Azevedo e dos 39 companheiros mártires – conhecidos como Quarenta Mártires do Brasil; do Beato Eustáquio van Lieshout; do Beato Mariano de la Mata Aparício; da Beata Albertina Berkenbrock (mártir); do Beato Manuel Gonzalez e Beato Adílio Daronch (mártires); da Beata Lindalva Justo de Oliveira, FDC (mártir); da Beata Bárbara Maix; da Beata Dulce dos Pobres – a Irmã Dulce; da Beata Francisca de Paula de Jesus (Nhá Chica); da Beata Assunta Marchetti; do Beato Francisco de Paula Victor e do Beato João Schiavo.

O terceiro e último processo é a confirmação de um segundo milagre, para a canonização – ou seja, para que a pessoa seja, de fato, considerada santa. “Esse tem que ser ocorrido após a beatificação. Comprovado, então, mais um milagre, a pessoa passa a ser canonizado e cultuada universalmente”, esclareceu o padre Rodrigo.

“É uma grata surpresa, um presente que o Dom Sérgio trouxe, através do provincial dos padres vicentinos, da possibilidade de abrirmos aqui em Irati ou na nossa Diocese, de um processo de beatificação e – por que não? – de canonização do padre Wenceslau, o Padre Doutor, que trabalhou aqui na Paróquia São Miguel e que exerceu a profissão de médico, cuidando da saúde física e da espiritual, de forma muito especial, como um ponto de referência, principalmente no cuidado, no tratamento dos olhos. Nos alegrou muito, estamos muito felizes [com a notícia]. É também uma responsabilidade”, disse o padre Luiz.

Com informações Rádio Najuá

Fósseis de 400 milhões de anos atraem pesquisadores

Fósseis de 400 milhões de anos atraem pesquisadores...

Posse de novos conselheiros acontece em janeiro de 2020

Posse de novos conselheiros acontece em janeiro de 2020...

Jaguariaíva terá bilhetagem eletrônica no transporte

Jaguariaíva terá bilhetagem eletrônica no transporte...

Cultura divulga vencedores do 10º Salão de Artes Visuais

Cultura divulga vencedores do 10º Salão de Artes Visuais...

Mulheres são presas com drogas no sutiã no Cadeião de PG

Mulheres são presas com drogas no sutiã no Cadeião de PG...

Bombeiros ganham plataformas para combate a incêndio

Bombeiros ganham plataformas para combate a incêndio...

Unimed PG lança Projeto Linda de Lenço para Outubro Rosa

Unimed PG lança Projeto Linda de Lenço para Outubro Rosa...

Ponta Grossa inicia campanha de vacinação contra Sarampo

Ponta Grossa inicia campanha de vacinação contra Sarampo...

Furto de cães preocupa donos de pets em PG

Furto de cães preocupa donos de pets em PG...

PG já apresenta 12 nomes na disputa pela Prefeitura

PG já apresenta 12 nomes na disputa pela Prefeitura...

Rudolf cumpre agenda em oito vilas nesta sexta

Rudolf cumpre agenda em oito vilas nesta sexta...

PG inicia mobilização para ‘tarifa zero’ no transporte

PG inicia mobilização para ‘tarifa zero’ no transporte...

Confira seu horóscopo para esta segunda-feira (07/10)

Confira seu horóscopo para esta segunda-feira (07/10)...

Vagas na Agência do Trabalhador para segunda-feira (07/10)

Vagas na Agência do Trabalhador para segunda-feira (07/10)...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS