PUBLICIDADE

Contadoras leem poemas de alunos durante Congresso

Contadoras de histórias interpretaram as poesias selecionadas pela Secretaria Municipal de Educação na Olimpíada da Língua Portuguesa, etapa municipal

Sete estudantes foram selecionados para disputar a etapa regional Sul e receberam medalhas
Sete estudantes foram selecionados para disputar a etapa regional Sul e receberam medalhas -

Contadoras de histórias interpretaram as poesias selecionadas pela Secretaria Municipal de Educação na Olimpíada da Língua Portuguesa, etapa municipal

A Secretaria Municipal de Educação revelou no último fim de semana, durante o VII Congresso de Educação, os alunos premiados na etapa municipal da Olimpíada da Língua Portuguesa. Mais de 60 estudantes receberam certificados de participação. Sete foram selecionados para disputar a etapa regional Sul e receberam medalhas, sendo quatro das escolas municipais e três das estaduais.

Para homenagear as crianças que produziram os textos selecionados, a SME convidou contadores de histórias que participaram da Feira do Livro para ler os poemas e outros textos selecionados. Samara Rosa e Liz Ângela Gonçalves realizaram as leituras.

O tema das produções foi “O lugar onde vivo”, buscando estimular os alunos a refletir sobre seu pertencimento ao espaço onde mora e se desenvolve, compreendendo a realidade local e o desenvolvimento da sua cidadania. As professoras Aparecida Castanho e Adriana Canavez, da SME, promoveram formações para os professores da Rede, tendo em vista a participação na Olimpíada. “Desde maio, professoras do 5º ano desenvolveram oficinas e, no mês de agosto, ocorreu a produção”, conta Canavez.

Os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, atendidos pela Prefeitura, produziram textos no formato poema, enquanto estudantes dos anos finais do Fundamental e do Ensino Médio, das escolas estaduais, participaram com memórias literárias, crônicas e artigos de opinião. A proposta de realização está inscrita no Programa Escrevendo o Futuro, iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Em Ponta Grossa, ela é organizada pela SME.

 “Todos os países do mundo que são desenvolvidos, valorizaram a escola, as crianças e seus professores. Nada mais importante que premiar esse projeto na semana do aniversário da cidade, onde a criança começa a observar a sua cidade e falar do lugar onde ela vive, criando narrativas sobre o lugar onde ele vive”, disse a secretária de Educação, Esméria Saveli.

Emanuelle de Jesus Anderson, da Escola Municipal Zeneida Schnirmann, conta que gosta muito de ler e tem muitos livros em casa. No texto, a menina fala sobre a plantação de morangos em seu quintal. Sua mãe, Ana Edwiges de Jesus, conta que lê para ela desde a gravidez. “Fiquei muito emocionada, porque além de expressar o valor do lugar onde ela mora, ela falou de sua casa, de seu quintal. Muito emocionante, porque fui eu quem plantei os moranguinhos para ela comer”.

Entre todos os participantes, quatro poemas disputarão a etapa regional Sul, além de uma memória literária, um artigo de opinião e uma crônica. Confira os selecionados:

Categoria Poema:

Título: Sabará, Pedra Brilhante

Aluno: Miguel Borges Lima

Professora: Adriane de Oliveira Bueno

Escola Municipal Frederico Constant Degraf

Título: A Vila

Aluna: Eloá Gabriela da Costa

Professora: Gesane Andrejeski Spinardi

Escola Municipal Braulina Carneiro Quadros

Título: Como é viver em Ponta Grossa

Aluna: Thayana Gabriella Chonviski

Professora: Fernanda Aparecida Rodrigues

Escola Municipal Eurico Batista Rosas

Título: Minha Terra

Aluna: Emanuelle de Jesus Anderson

Professor: Aroldo Paes de Almeida Júnior

Escola Municipal Zeneida F Schnirmann

Memórias Literárias

Título: Livre para Recordar

Aluna: Isabella Florão Betim

Professora: Patrícia Regina Kloster

Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen

Crônica

Título: Rotina

Aluno: Anthony Matheus Fornazzari Martins

Professora: Ana Cláudia Costa Fontana

Escola Estadual Jesus Divino Operário

Artigo de Opinião

Título: Ponta Grossa e seu potencial

Aluno: Cristofer Fabiano Biagini da Silva

Professor: Edenilson Buss

Colégio Estadual Professor Meneleu de Almeida Torres

 
Informações Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE