PUBLICIDADE

UEPG lança campanha de incentivo à vacinação

Objetivo é conscientizar comunidade universitária a se imunizar contra os principais vírus

Objetivo é conscientizar comunidade universitária a se imunizar contra os principais vírus
Objetivo é conscientizar comunidade universitária a se imunizar contra os principais vírus -

Objetivo é conscientizar comunidade universitária a se imunizar contra os principais vírus 

A Universidade Estadual de Ponta Grossa lançou nessa quarta-feira (11) uma campanha de incentivo à vacinação. A mobilização, sob coordenação das professoras de epidemiologia, Pollyanna Borges, e de Controle de Infecção, Dagmar Gaspar, vai recomendar aos estudantes, professores, funcionários e agentes universitários que revisem suas carteiras de vacinação. A 3ª Regional de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde apoiam a iniciativa que visa estimular a comunidade acadêmica a completar a carteira de imunização.

“A UEPG, através de sua equipe de saúde, tem feito um trabalho constante de prevenção de doenças entre alunos, professores e servidores. Esta campanha é mais uma intervenção nossa, agora para orientar sobre vacinas”, explica o reitor Miguel Sanches Neto. De acordo com recomendação da Pró-reitoria de Graduação, as coordenações de curso vão reforçar junto a professores e alunos a conscientização sobre a importância da verificação das imunizações realizadas. A conferência das carteiras dos servidores e professores será realizada nos ambulatórios central e de Uvaranas.De acordo com o vice-reitor, Everson Krum, a UEPG está atenta ao retorno de casos de doenças que podem ser prevenidas com vacinação. “Decidimos fazer uma ampla campanha de análise das carteiras de vacinação de estudantes, professores e agentes universitários, com o objetivo de estimular que todos verifiquem suas carteiras e procurem as unidades básicas para atualizar e, se for o caso, receber vacinas”.A instituição distribuirá para toda a comunidade acadêmica material informativo sobre siglas, faixas etárias de imunização e cobertura de cada vacina. Além disso, a UEPG está divulgará amplamente os nomes e endereços das  unidades de saúde  que podem ser procuradas pela comunidade acadêmica.

Atenção especialA verificação da imunização contra o sarampo está entre os focos de atenção da equipe devido ao avanço dos casos no Brasil, em especial São Paulo e Paraná. A professora Dagmar Gaspar lembra que a imunização varia por faixa etária de acordo com as mudanças que ocorreram nos calendários vacinais no Brasil. “De 1 a 29 anos devem constar duas doses de vacina contra sarampo, 30 a 49 anos uma dose. Os profissionais de saúde duas doses independente da idade”, alerta Gaspar.A professora Pollyanna Borges afirma que a UEPG tem grande impacto social na região dos Campos Gerais e, ao se envolver na mobilização da comunidade interna em prol da vacinação, mais uma vez mostra seu compromisso social e reafirma sua missão de formar acadêmicos que “exerçam a cidadania e assumam o compromisso com a construção de uma sociedade ambientalmente responsável”.Em relação ao momento de surto de sarampo vivido pelo Brasil, a professora esclarece que o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde recomenda a ampla divulgação nos diversos meios de comunicação. “O objetivo é informar profissionais de saúde, população e comunidade geral sobre o sarampo, o que mais uma vez reforça esse movimento interno que a UEPG se dispõe a participar”, afirma Borges.

Sobre a VacinaA vacina contra o sarampo está disponível nos serviços SUS como rotina em todas as Unidades Básicas de Saúde que têm sala de vacinas. É administrada no calendário nacional de imunização aos 12 meses de vida da criança na vacina Tríplice viral (proteção contra caxumba, sarampo, rubéola), e aos 15 meses com a vacina Tetraviral (caxumba, sarampo, rubéola e catapora).Há alguns anos o Ministério da Saúde e o Estado do Paraná realizaram campanhas e imunizaram com doses de Dupla viral (sarampo e rubéola) as pessoas que não tinham sido vacinadas. Atualmente, a recomendação do Ministério da Saúde é que todas as pessoas entre 1 e 29 anos recebam duas doses de vacina. Se a pessoa já tem uma dose, fará outra. Se nunca foi vacinada terá que fazer as duas doses.Na faixa etária entre 30-59 anos, todos os brasileiros devem ter uma dose de sarampo pelo menos. “Para bebês que têm entre 6 meses de vida e menos que 1 ano, está sendo feita a primeira dose contra sarampo, mas, não eliminará a necessidade da vacina de 12 e 15 meses depois. Por fim, todos os trabalhadores da saúde devem ter na carteirinha dois registros de vacina contra sarampo”, enfatiza Borges.

A professora recomenda que as pessoas procurem suas carteiras de vacinação e confiram se há algum registro de vacina contra o sarampo. “Vale tríplice, tetra e dupla viral, com doses de acordo com seu perfil etário e trabalhista”, conclui.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE