PUBLICIDADE

Sengés utiliza animação e teatro para contar histórias

Secretaria Municipal de Educação monta apresentações para grupo de crianças, na Biblioteca Pública da cidade

Secretaria Municipal de Educação monta apresentações para grupo de crianças, na Biblioteca Pública da cidade
Secretaria Municipal de Educação monta apresentações para grupo de crianças, na Biblioteca Pública da cidade -

Secretaria Municipal de Educação monta apresentações para grupo de crianças, na Biblioteca Pública da cidade

Com um teatro de sombra e luz, o município de Sengés continua a divulgar as histórias resgatadas com o projeto ‘Contos e Lendas’ realizado pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) em parceria com as Prefeituras Municipais da região. As apresentações para crianças das Escolas Municipais seguem sendo realizadas na Biblioteca Pública Municipal Cândido Manuel Martins de Oliveira. “Tem turmas que já agendaram visitas só pra escutar a lenda”, conta a auxiliar bibliotecária Maria Cecília Grools.

Uma das histórias resgatadas ocorreu há algum tempo em uma das Vilas Rurais de Sengés, e agora ganhou uma animação produzida pela Secretaria de Educação do município, e que vem encantando (ou assustando) as crianças. 

Em Santo Antônio, há 40 quilômetros do centro da cidade, uma história, que era para ser de amor, se transformou em dor. A caminho de seu casamento a bordo de um caminhão, a noiva acabou sofrendo um acidente. Jogada para fora do veículo acabou por falecer. “No local onde ocorreu o acidente continuam ocorrendo coisas muito estranhas”, conta a auxiliar bibliotecária.

Diversos relatos dão conta que a noiva aparece por lá. Tanto é que o local hoje é mais conhecido como ‘Capão da Noiva’ do que Vila Santo Antônio. O senhor José Maria dos Santos que o diga. Morador da Vila, ele é um contador nato de causos. Além das histórias de boitatá que conta, a da aparição da noiva é uma de suas preferidas. E parece que o alvo da moça que teve um fim trágico são os motoristas que dirigem no trajeto. “A maioria dos relatos é de homens”, relata Cecília.

Parece que as lendas escolhidas pelos sengeanos não contam muito com finais felizes. A outra lenda resgatada, que vai compor o box de livros produzido pela AMCG, também é de um casal que foi separado por uma tragédia. Lá no município, os moradores conhecem a história por conta da “Árvore da Capela”, ou “Árvore do Amor”, como outros costumam chamar. “O local chama a atenção”, comenta Cecília, destacando que fica próximo a um atrativo turístico de Sengés, o Poço do Encanto.

Aqui, só vamos dar uma prévia dessa história, já que ela será contada em detalhes em um livro, todo ilustrado pelo designer Robson França. Um casal, que antes de concretizar seu amor, acabou morrendo tragicamente, foi enterrado lado a lado. “No local onde foram sepultados, eis que nascem duas árvores, que acabaram se transformando em uma só, tal qual a alma dos apaixonados”, relata a auxiliar de biblioteca.

Após divulgação projeto ganha evidência na região

Em Sengés, o resgate dos ‘Contos e Lendas dos Campos Gerais’ foi feito primeiramente com uma pesquisa entre a população mais idosa, além dos moradores das localidades mais afastadas do município. “Primeiro conversamos com os idosos, e agora estamos passando para as crianças”, disse Cecília, destacando que, após divulgação, o projeto ‘Contos e Lendas’ ganhou repercussão por lá. “Muitas pessoas passaram a nos procurar, seja para contar relatos do Capão da Noiva ou para contar outros causos”, finalizou Cecília.

Conheça a história do Capão da Noiva veiculada na Rede Massa

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE