PUBLICIDADE

Campos Gerais tem 12 municípios no Mapa do Turismo

Ministério do Turismo publicou a nova configuração no Diário Oficial na última segunda-feira, dia 26 de agosto

Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) conta com 12 de seus 19 municípios no Novo Mapa do Turismo Brasileiro
Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) conta com 12 de seus 19 municípios no Novo Mapa do Turismo Brasileiro -

Ministério do Turismo publicou a nova configuração no Diário Oficial na última segunda-feira, dia 26 de agosto

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) conta com 12 de seus 19 municípios no Novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. O Ministério do Turismo publicou a nova configuração no Diário Oficial na última segunda-feira, dia 26 de agosto. Arapoti, Carambeí, Castro, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba e Tibagi fazem parte da região turística dos Campos Gerais, gerida pela Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetur) em parceria com a AMCG. “As Prefeituras Municipais devem seguir alguns critérios para compor o Mapa, entre eles ter um Conselho Municipal de Turismo efetivo”, conta a presidente da Adetur, Wagnilda Alves Minasi, lembrando que na nova configuração da região turística foram inseridos os municípios de Ortigueira e São João do Triunfo.

O presidente da AMCG e prefeito de Telêmaco Borba, Marcio de Matos exultou a inclusão de mais de 60% dos municípios dos Campos Gerais na região turística. “Temos muito potencial para receber visitantes de todo o mundo. Isso mostra que os gestores querem priorizar a área, que gera muitos dividendos”, destaca.

Para a presidente, a inclusão dos municípios no Mapa mostra a atual fase do Turismo, não somente nos Campos Gerais, mas em todo o Brasil. “O turismo é a bola da vez da economia”, destacou, lembrando que ao ser inserido na Plataforma, estes municípios são priorizados quanto ao direcionamento das ações do Ministério. “Estamos num momento de virada para o turismo brasileiro e contamos com este novo mapa para termos uma radiografia atualizada do potencial turístico do Brasil para investir de forma adequada na melhoria de infraestrutura, realização de campanhas publicitárias, entre outras ações”, disse o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

O foco na qualidade dos destinos e na melhoria dos serviços prestados aos turistas foi destacado pelo secretário Nacional de Estruturação do Turismo, Robson Napier. “Em parceria com os estados e com o novo Mapa, vamos conseguir atuar com ações pontuais nestes municípios, para elevar o turismo brasileiro ao real patamar que lhe cabe, dando qualidade e boas experiências aos nossos visitantes”, complementou.

A prioridade das ações nos municípios também é avaliada pela sua categorização no Mapa do Turismo Brasileiro. A categorização dos municípios turísticos vai de “A” a “E”, sendo um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Nos Campos Gerais, há dois municípios na categoria B, Ponta Grossa e Telêmaco Borba; Jaguariaíva, Castro e Tibagi na categoria C; Ortigueira, Arapoti, Sengés, Piraí do Sul, Palmeira e Carambeí, na D; e São João do Triunfo na E.

Conforme a assessora técnica da Paraná Turismo, Deise Bezerra, a categorização está diferente da última atualização. “Houve a inclusão de mais uma variável: a arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem. Além disso, a RAIS voltou a ser fonte da quantidade dos meios de hospedagem”, explicou, lembrando que alguns municípios podem ter ficado com categorização diversa da última. As demais variáveis da categorização são a quantidade de empregos em estabelecimentos de hospedagem (RAIS) e a quantidade de visitantes domésticos e internacionais pelo MTUR/FIPE.

Mapa do Turismo

Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pela Pasta e incluídas na atualização da plataforma do Mapa do Turismo Brasileiro. Ele está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem. A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte do rol de 2.694 destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.

Veja como ficou o Mapa do Turismo Brasileiro http://www.mapa.turismo.gov.br/mapa/init.html#/home

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE