PUBLICIDADE

PG concede 940 toneladas de calcário para agricultura familiar

<b>Distribuição faz parte do Programa de Fomento Agropecuário e beneficiará 96 produtores do município</b>

Distribuição faz parte do Programa de Fomento Agropecuário e beneficiará 96 produtores do município
Distribuição faz parte do Programa de Fomento Agropecuário e beneficiará 96 produtores do município -

Distribuição faz parte do Programa de Fomento Agropecuário e beneficiará 96 produtores do município

Na tarde desta terça-feira (25), a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promoveu a entrega simbólica de calcário do Programa de Fomento Agropecuária aos produtores da agricultura familiar do município. Nesta etapa, estão em processo de repasse 940 toneladas do insumo a 96 pequenos produtores rurais cadastrados. Juntos, esses agricultores exploram 739 hectares e são responsáveis por 76% dos hortifrútis da merenda escolar do município e do programa Feira Verde.

“Precisamos fortalecer o agronegócio local, mas, também, precisamos orientar, estimular e fomentar a agricultura familiar que hoje representa 73% dos estabelecimentos rurais em Ponta Grossa”, afirmou o prefeito Marcelo Rangel. De acordo com o secretário Ivonei Afonso Vieira, os calcários já estão sendo entregues em cada propriedade cadastrada, conforme previsto em licitação.

O calcário serve como corretivo para o solo e tem como finalidade equilibrar o PH e tornar o local mais fértil, afirma o engenheiro agrônomo da Secretaria, Michel Demiate. “A quantia de 940 toneladas foi definida a partir de um estudo de demanda, considerando a propriedade e com a entrega de no máximo dez toneladas para cada produtor, para que não tenha sobra”, informou o representante da secretaria.

Através do Programa de Fomento Agropecuário o município disponibiliza ao pequeno produtor insumos produtivos, como adubos, corretivos, mudas e sementes com o objetivo de aumentar a produtividade e rentabilidade das culturas exploradas pela agricultura familiar. Nesta etapa, a zona urbana e o distrito de Uvaia receberão 25 toneladas do calcário, Itaiacoca 14 toneladas, produtores do assentamento Emiliano Zapata 51 toneladas e os distritos de Guaragi e Santa Cruz serão beneficiados com seis toneladas do insumo.

Participaram da atividade a vice-prefeita Elizabeth Schmidt, os secretários de Governo, Maurício Silva e de Meio Ambiente, Paulo Barros, o presidente da Associação de Hortifruti, Romualdo Siuta, representante da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e dez produtores rurais. 

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE