PUBLICIDADE

Crea-PR e Fiep promovem o 2º Fórum de Acessibilidade

<b>Objetivo do evento é sensibilizar e orientar profissionais e estudantes com relação ao tema</b>

Alvaro Scheffer será um dos palestrantes
Alvaro Scheffer será um dos palestrantes -

Objetivo do evento é sensibilizar e orientar profissionais e estudantes com relação ao tema

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) promovem na próxima segunda-feira, dia 29 de abril, o 2º Fórum de Acessibilidade de 2019. O evento, que conta com o apoio de Entidades de Classe como a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa (AEAPG), a Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais (AEACG), a Regional Ponta Grossa do Sindicato dos Engenheiros e a Associação Centro Sul Paranaense dos Engenheiros Ambientais (ACSPEA), acontece no auditório da regional Ponta Grossa do Crea-PR, das 8 horas às 11h30. A inscrição é gratuita e podem participar profissionais e acadêmicos de Engenharia.

“O objetivo do evento é aproximar os poderes público e privado para debater atualizações das legislações e normas que preveem orientações básicas de acessibilidade, sensibilizar e orientar profissionais e estudantes com relação ao tema”, diz o gerente do Crea-PR, o Engenheiro Agrônomo Vânder Della Coletta Moreno.

O evento terá quatro painéis, sendo que um deles será com o Engenheiro Florestal Álvaro Luiz Scheffer, da Águia Participações, e o outro com Jeanette Jacinto, da DAF Caminhões. Ambos vão falar sobre as experiências que tiveram nas empresas com relação às adequações às normas de acessibilidade. Também participam dos painéis o Engenheiro de Segurança do Trabalho, do Serviço Social da Indústria (Sesi), Marcel Salloum, e o Engenheiro Mecânico do Crea-PR, Sérgio Yassuo Yamawaki.

A coordenadora da Câmara de Engenharia Civil do Crea-PR, a Engenheira Civil Célia Neto Pereira da Rosa, vai mostrar, de forma genérica, quais são as condições enfrentadas pelas pessoas com deficiência no trajeto que percorrem de casa até o local de trabalho. “As empresas são muito cobradas atualmente, mas quais são as condições que o poder público oferece para que as pessoas com deficiência se desloquem com segurança até o trabalho?”, questiona a Engenheira, que também integra a Comissão de Acessibilidade do Crea-PR.

Termo de cooperação

Desde 2017, o Crea-PR e o Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR) oficializaram um acordo de Cooperação Técnica, que permite ao Crea-PR auxiliar o MPPR na fiscalização das condições de acessibilidade de edificações de uso coletivo em todo o Estado. Neste período, já foram realizadas 137 fiscalizações no Paraná e três em Ponta Grossa.

Inscrição

A inscrição para o 2º Fórum de Acessibilidade é gratuita e pode ser feita pelo endereço eletrônico  http://creaweb2.crea-pr.org.br/creaweb.eventos/inscricao/eventos.

Confira a programação:

8h00 – Credenciamento / Café de boas-vindas

8h30 – Abertura

8h40 – Início dos painéis

8h40 – Acessibilidade no espaço público – Eng. Civ. Célia Neto Pereira da Rosa – Crea-PR

9h00 – Desafios da Acessibilidade na Indústria – Jeanette Jacinto – DAF Caminhões

9h20 – Desafios da Acessibilidade na Indústria – Eng. Fl. Álvaro Luiz Scheffer – Águia Participações

9h40 – E-Social – Eng. Mat. e Eng. Seg. Trab. Marcel Salloum – Sesi

10h00 – Tecnologias Assistivas – Eng. Mec. Sérgio Yassuo Yamawaki

10h20 – Debate

11h30 – Encerramento

Sobre o Crea-PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), autarquia que este  ano comemora 85 anos, é responsável pela regulamentação e fiscalização da atuação de profissionais e empresas das áreas da Engenharias, Agronomias e Geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de atualização e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE